5 brinquedos da abordagem Pikler para o desenvolvimento infantil

Publicado em 28 de janeiro de 2022

Quando falamos sobre a abordagem Pikler, um dos principais objetivos em termos de brinquedos é que estes favoreçam o desenvolvimento genuíno da criança, muito mais do que apenas entretê-la. Dessa forma, o ideal é que até mesmo os bebês sejam estimulados pelos brinquedos certos.
Todos os brinquedos da abordagem Pikler foram desenvolvidos para permitir a exploração das diferentes habilidades motoras que crianças de até 3 anos devem adquirir, especialmente as atividades de subir, descer, engatinhar e outros, ensinando assim alguns conceitos muito importantes como alto e baixo; dentro e fora; em cima e embaixo.

Conheça os principais brinquedos Pikler:

1. Circuito de obstáculos completo
Com rampa simples, rampa acarpetada, rampa com barras e triângulo, o circuito de obstáculos completo é um brinquedo que estimula o desenvolvimento da criança em subir, descer, engatinhar, avançar obstáculos em diferentes níveis.

2. Túnel Pikler
Com o propósito de incentivar a criação de uma maior variedade de caminhos, o túnel Pikler além de colaborar com a atividade física, também estimula a imaginação e a criatividade. Este equipamento é formado por cubos que medem, em média, 50 centímetros em cada face e podem ser alterados de lugar.

3. Barco de balanço Pikler
Mais do que um barco de brinquedo, o barco de balanço Pikler mede 60 centímetros de largura por 1,20 de comprimento e pode ser usado por até 4 crianças ao mesmo tempo, quando virado de ponta-cabeça. Este equipamento favorece o conhecimento de equilíbrio e coordenação motora, e quando ao contrário, fornece escadas para subir e descer.

4. Triângulo Pikler
Com o objetivo de estimular as crianças a escalarem e se pendurarem de forma segura, o TRIÂNGULO PIKLER permite que a criança desenvolva habilidades de coordenação motora, força física, equilíbrio e agilidade. Existem muitas versões do Triângulo Pikler, sendo a mais frequente a opção articulado com a Rampa Pikler, que pode ser usada como escorregador.

5. Gangorra Pikler
A gangorra Pickler é um dos equipamentos mais versáteis desenvolvidos pela abordagem. Isso porque ele pode ser usado como balanço, escada, banquinho, mesinha, túnel, ponte, gangorra, cabana e outros. Além disso, é adequado tanto para crianças menores (que devem usá-lo sentadas), como por crianças maiores, que podem usá-lo em pé.

Foto: Divulgação

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial