6 alimentos ‘não saudáveis’ que, na verdade, fazem bem para você

Publicado em 13 de novembro de 2023

Nós vivemos em uma época em que buscar a saúde alimentar e o bem-estar corporal é algo cada vez mais comum. Logo, vários alimentos e bebidas “não saudáveis” têm sido criticados por seu alto teor de calorias, sódio, gordura e açúcar — sem falar nas consequências de ter uma alimentação baseada em fast-foods.
Porém, nem tudo classificado como não saudável é realmente tão mal assim para você. Alguns desses produtos, além de não serem uma grande ameaça, podem te oferecer resultados bem positivos. Veja só essa lista com seis comidas “não saudáveis” que podem aparecer na sua dieta tranquilamente!

1. Café
Milhões de pessoas em todo o mundo começam seus dias tomando uma xícara de café fresco. Ao todo, aproximadamente 2,25 bilhões de xícaras de café são consumidas todos os dias no mundo. Porém, o café também tem a reputação de causar alguns problemas de saúde, como arritmia ou insônia.
A boa notícia é que cientistas chegaram à conclusão de que uma ingestão moderada de café pode resultar em menor probabilidade de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Parkinson, câncer de fígado e depressão.
Leia também: Por que você não deveria tomar café assim que acorda?

2. Chocolate amargo
Em geral, os chocolates têm a reputação de serem doces extremamente deliciosos, mas muito açucarados. Contudo, o chocolate amargo é uma exceção nesse mundo, apresentando quantidades inferiores de açúcar e sendo muito mais rico em vitaminas e minerais. O consumo de chocolate também libera dopamina para o nosso corpo, que é um produto químico responsável pela sensação de relaxamento e felicidade.
E não para por aí. Chocolate amargo também possui muitos flavonoides que protegem a pele dos danos do Sol, melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e muito mais.

3. Vinho tinto
De maneira resumida, o consumo de álcool e uma vida saudável não costumam ser duas coisas que andam juntas. Porém, todo mundo deveria saber que beber um pouco de vinho tinto pode ser extremamente benéfico para a saúde. Essa bebida contém antioxidantes que protegem o revestimento dos vasos sanguíneos do coração.
A prevenção de danos aos vasos sanguíneos resulta num menor risco de coágulos sanguíneos, evitando danos às artérias cardíacas e melhorando o funcionamento das células na linha dos vasos sanguíneos.

4. Pipoca
As pipocas de cinema são extremamente gordurosas — especialmente se levar manteiga. No entanto, esse alimento contém uma substância que pode salvar a sua vida: polifenóis. Além de reduzir a incidência de algumas doenças, sabe-se que os polifenóis ajudam na circulação sanguínea, na saúde digestiva e em outras funções corporais.
Quando feita sem muitos temperos prejudiciais à saúde, a pipoca nem tem tantas calorias assim.

5. Sorvete
Independente do sabor, tomar um sorvete em um dia ensolarado é algo simplesmente delicioso. Mas como isso é benéfico para a sua vida? O sorvete contém nutrientes importantes, como proteínas, cálcio e vitaminas. Essas vitaminas protegem você de doenças e infecções, também ajudando o corpo na absorção de cálcio.
O sorvete não é bom apenas para a saúde física, mas também pode ser saudável para a saúde mental. Esse alimento à base de leite também é um grande fornecedor de dopamina, o que contribui para as pessoas se sentirem mais felizes.

6. Chiclete
Em geral, os chicletes são apenas uma goma açucarada saborizada que você mastiga até cansar. No entanto, o ato de mastigar continuamente aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e aumenta o fluxo de oxigênio pelo corpo. Isso tende a ajudar no foco, na capacidade de atenção e na sensação de relaxamento.
Além disso, estudos mostram que mascar chiclete com sabor para estudar para uma prova e mascar outro chiclete do mesmo sabor durante o teste ajudam o cérebro a se lembrar de informações com mais eficiência.

Imagem: Getty Images)
Fonte: megacurioso.com.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial