7 dicas para estudar sozinho para concurso. Aprenda a planejar rotina e controlar prazos

Publicado em 13 de dezembro de 2021

Estudar sozinho não é tarefa fácil, pois exige disciplina e autoconhecimento. Muitas pessoas gostam de aulas presenciais que já possuem cronogramas pré-estabelecidos pelos professores, onde o ritmo de abordagem do conteúdo é próprio de cada docente.
Entretanto, principalmente em função das recentes regras de isolamento social impostas pela pandemia, muitos estudantes tiveram que se adaptar e aderir a novos formatos de estudo, seja por meio de aulas exibidas em plataformas digitais, ou mesmo buscando extrair o aprendizado dos livros.
Neste contexto, alguns desafios aparecem no caminho como o planejamento da rotina, controlar os prazos, encontrar bons materiais de estudo e verificar o que funciona para o seu ritmo.
Em meio a estas situações, como se ajustar em busca da melhor performance nos estudos, para alcançar a aprovação nos certames é um dos questionamentos mais comuns que aparecem. Atualmente, esse é o cenário vivido por estudantes que estão se preparando para várias provas como o CONCURSO DO TCU que está com edital aberto.
Mas para quem quer buscar a aprovação e ingressar na carreira pública, algumas adaptações precisam ser realizadas para alcançar essa meta.

Definição clara de objetivos
Antes de mergulhar de cabeça nos estudos, é importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Essas prévias escolhas é que vão nortear a definição do seu ritmo e planejamento pessoal, para melhor calcular a rota e definir qual caminho trilhar.
Algumas vezes as pessoas idealizam o planejamento perfeito, porém, com o passar do tempo observam que ele é desconectado de sua realidade, tornando inviável a sua execução.
Definir um plano de ação que não condiz com seu perfil, além de inviabilizar o seu objetivo, pode resultar em queda na motivação para o estudo, o que faz com que o estudante desista e, como diz na linguagem do concurseiro, volte para o final da fila.
Neste contexto, definir esses parâmetros é fundamental e eles passam pela resposta a algumas perguntas que podem ser:
O que eu pretendo com a aprovação em determinado concurso? Efetivamente essa é uma das minhas metas de vida? Consigo me enxergar executando as atividades previstas no cargo? Consigo me ver feliz ao longo do processo?
Além da estabilidade financeira, qual meu objetivo ao ingressar na carreira pública? Escolhi o cargo do certame por afinidade ou em função das expectativas que depositaram em mim? O que me motiva e o que não me faz desistir diante das adversidades.
Foto: Divulgação

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial