7 motivos para estudar no SESI

Publicado em 16 de novembro de 2021

O Serviço Social da Indústria (SESI) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2022. Atualmente, a rede possui quase 500 escolas espalhadas por todo Brasil e é referência nacional em educação e no preparo dos estudantes para os desafios do mundo do trabalho.
Não perca essa oportunidade de começar o seu futuro! No novo Portal SESI é possível procurar a unidade mais próxima para consultar a disponibilidade de vagas na sua região. Cada estado tem seu próprio processo de admissão e oferta para filhos de trabalhadores da indústria e público externo.
Mas antes, confira sete motivos que vão mostrar por que você deve garantir a sua matrícula.

1. Metodologia STEAM
As escolas do SESI adotam currículos inovadores com foco na educação STEAM, que integra os conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Essa metodologia proporciona uma visão mais abrangente e integrada sobre o que é ensinado na sala de aula e permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades cognitivas e de relacionamento e saiam mais preparados para enfrentar desafios.
O aluno Ismael Teixeira, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola S de Florianópolis, em Santa Catarina, declara que se sente preparado para o mercado de trabalho por ter acesso a uma educação teórica e prática de qualidade.
“O SESI mostra a direção certa para seguir. A sua metodologia entrega uma ótima base para ingressar no mundo do trabalho, com certeza me sinto preparado”, afirma o estudante.

2. Estrutura de qualidade
As unidades escolares SESI oferecem estruturas modernas e tecnológicas, que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.
Para alinhar ainda mais os espaços de aprendizagem com o projeto pedagógico da rede, as escolas serão modernizadas por meio da iniciativa Escola SESI de Referência, onde as salas tradicionais darão lugar às salas ambientes. Organizadas por áreas de conhecimento, elas contribuem para o protagonismo dos alunos e proporcionam novas experiências.
Além disso, as unidades terão ainda salas de criação maker e criação de robótica. A primeira, possibilita a experimentação, a autoexpressão e desperta o espírito inventivo. Já a segunda, abre espaço para descobertas e construções inovadoras. Além disso, a robótica educacional já é adotada em sala de aula pelo SESI desde 2006.
Esses ambientes, assim como os demais, irão inspirar o aluno com a estética e funcionalidades diferentes do comum.

3. Tecnologias Educacionais
O SESI conta com ferramentas e plataformas educacionais inovadoras que complementam o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Jogos, programação, robótica, simuladores, entre outras tecnologias são aliados da rede para promover uma educação que prepare os alunos para os desafios da atualidade.

4. Acompanha as mudanças
O SESI é um dos pioneiros na implementação do Novo Ensino Médio, por meio da introdução de um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplina, o qual dialoga com a realidade dos estudantes e foca na inserção desses jovens ao mercado de trabalho.
Outro destaque do SESI é a implementação da Nova EJA. Norteada pelo reconhecimento de saberes, esse modelo educacional valoriza as competências e habilidades adquiridas pelo estudante ao longo da vida. Na prática, é a otimização do tempo de formação do aluno.

5. Reconhecimento dentro e fora do Brasil
Algumas unidades do SESI foram listadas entre as 20 mais inovadoras do país, como as escolas internacionais de Curitiba, Londrina e Cascavel. O reconhecimento é dado pela Microsoft por meio do selo Showcase Schools. Para obter a certificação, as unidades utilizam ferramentas do Office para educação, aliadas a metodologias diferenciadas de aprendizagem.
Um estudo apresentado pelo Insper também revelou que estudantes no 5º ano do ensino fundamental estão na média da rede federal e superior aos jovens de escolas municipais, estaduais e privadas. Além disso, os alunos do SESI têm os melhores desempenhos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No SESI, os alunos se destacam nos estudos e por seus talentos, como é o caso da aluna Ana Júlia Monteiro de Carvalho, única representante da América Latina entre os dez finalistas do Global Student Prize 2021, considerado o “Nobel da Educação”.

6. Sistema autoral de ensino
A rede SESI possui material didático próprio e autoral. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes do Novo Ensino Médio, o material foi elaborado de maneira colaborativa, com mais de 100 professores representantes das cinco regiões do país.
A iniciativa, pioneira no Brasil, permite o constante aprimoramento do conteúdo com base nas experiências e nos feedbacks dos docentes que utilizam o material em sala de aula. Dessa forma, amplia-se a conexão entre a teoria e a prática.

7. Professores de excelência
O corpo docente do SESI destaca-se pela sua excelência. Os dados divulgados por meio da pesquisa “Os professores da rede SESI de ensino: perfil atual e possibilidades de aperfeiçoamento”, divulgada em 2017, apontam que 97% dos educadores da rede realizaram a graduação na modalidade presencial, 6% têm título de mestrado, 73% cursaram pós-graduação lato sensu e 94% participaram de alguma atividade de desenvolvimento profissional.
Além disso, em 2022, o SESI começará a implementação do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). O curso de pós-graduação será ofertado a partir de 2023, em parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, é mais uma iniciativa da rede para aprimorar o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial