Saúde intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Campina Grande

Publicado em 13 de janeiro de 2016

Aintensificou Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da 3ª  Gerência Regional de Saúde (GRS), intensificou, em Campina Grande, a ação de combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (12) pela manhã, em parceria com o Exército, foram realizadas visitas domiciliares, com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A mesma ação vem ocorrendo, de forma simultânea, desde o dia 5 deste mês, em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, contando ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros em Alhandra e no Conde.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que, até o próximo dia 31, sejam visitados todos os domicílios urbanos do estado. De acordo com os dados do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, na Paraíba, dos 829 mil e 761 imóveis, já foram trabalhados 74 mil e 931, o que significa 9,03% do total, ficando a frente dos estados de Goiás (3,36%); Distrito Federal (3,05%); Rio Grande do Norte (2,81%) e Bahia (0,07%).

Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega, a avaliação dos números divulgados é positiva, embora reconheça que há um grande desafio pela frente para alcançar a meta. “Apesar de precisarmos de mais empenho dos municípios para alimentação diária dos sistemas, já conseguimos mobilização dos secretários municipais de saúde para iniciar o trabalho o quanto antes. O nosso desafio é enorme, mas, com a parceria das Secretarias Estadual e Municipais, Defesa Civil, Exército, Bombeiros, Polícia Militar e apoiadores do Ministério da Saúde, a expectativa é que chegaremos lá”, disse.

Em Campina Grande, são 60 voluntários do Exército no enfrentamento ao Aedes. Junto com os Agentes Comunitários de Endemias os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (12) nas Malvinas, bairro mais populoso da cidade. Já os outros 41 municípios da região estão recebendo o apoio do Corpo de Bombeiros.

Na grande João Pessoa, a atuação do Exército nesta semana em Bayeux acontece nos bairros Imaculada e São Lourenço; em Santa Rita, no Conjunto Tibiri II; na capital, no Bessa e em Cabedelo, em Intermares. Já os homens do Corpo de Bombeiros permanecerão nos municípios do Conde, na quinta-feira (14) e em Alhandra, no dia 15.

Um dos imóveis visitados, em Intermares, foi o apartamento do casal Glayciane e Idelci Borba. “Este trabalho é muito importante, mas tem que chegar aos lugares que estão fechados porque é lá onde ficam os principais focos. Aqui nós tomamos todos os cuidados e, mesmo assim, eu tive zika”, disse a dona de casa.

“Como faço parte de um grupo de moradores que coopera com a limpeza da praia, sei o quanto é importante cada um fazer a sua parte, mas, para isso, todo mundo tem que se sentir responsável pelo problema”, desabafou o advogado Ildeci Borba.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial