Troféu Gonzagão 2016 é lançado com nova formatação e mais de 150 atrações
Publicado em 14 de abril de 2016O Troféu Gonzagão 2016, realizado pelo Instituto Intercultural Brasil – Inbra, acontecerá no dia 17 de maio e terá como palco, o teatro do Garden Hotel. A grande homenagem in memoriam será ao compositor Zé Dantas, autor de vários clássicos nordestinos imortalizados nas composições do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O instrumentista, cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon é outro grande homenageado desta edição. A premiação considerada como Oscar da música nordestina, também homenageará outros artistas, a exemplo do multicultural Carlinhos Brown, que participará pela primeira vez do evento, cuja programação foi lançada na manhã desta quarta-feira,13, durante entrevista coletiva.
Durante o lançamento, o músico Mahatma Costa, campeão mundial de acordeom, se apresentou para o público. Na ocasião, o pernambucano vencedor de premiações no Brasil e em vários países, foi convidado pelo prefeito Romero Rodrigues para participar do Maior São João do Mundo.
De acordo com o prefeito de Campina Grande, o Troféu Gonzagão é tradicional e já se configura numa grande prévia dos festejos juninos da cidade. “Trata-se de uma premiação que é talvez a maior para os artistas da cultura popular nordestina e fico muito feliz disto acontecer em Campina, que se torna cenário de mais um evento que engrandece a nossa cultura, por isso estamos reafirmando o compromisso com a realização deste evento”, afirmou.
Cerca de 150 artistas, entre instrumentistas, cineastas, produtores, compositores e intérpretes participarão da festa. A cantora Elba Ramalho, madrinha do evento, já confirmou presença na festa que ainda fará homenagens ao compositor e cantor Flávio José, o repentista Ivanildo Vila Nova, o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, responsável pelo filme Paraíba Meu Amor, o maestro Rodolf Freire, o empresário Pierre Landolt, o músico Edmar Miguel, a cantora e compositora Antonia Amorosa, o músico Del Feliz e Zé do Pife, que está completando 50 anos de carreira em plena atividade.
A nova formatação do Troféu Gonzagão, segundo os organizadores Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia, valoriza ainda mais a apresentação das atrações. “A cada edição o evento se supera pelo brilhantismo e entusiasmo dos artistas, ainda mais em um palco de teatro, onde poderão propiciar verdadeiro espetáculo ao público admirador da música regional”, disse Rilávia.
Durante a coletiva, Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia falaram sobre as mudanças e agradeceram aos patrocinadores, que apesar da crise econômica enfrentada pelo país, conseguiram garantir a realização do evento.
Este ano, o Troféu Gonzagão contará com dois momentos: a premiação aberta ao público e um jantar com os artistas no ballroom do Garden Hotel, cujos convites serão comercializados pelo valor de R$ 200,00.
Dados sobre Mahatma
Com 15 anos de carreira, Mahatma Costa foi campeão mundial de acordeom na 68ª Copa Mundial de Acordeom, realizada na Finlândia no ano passado, campeão mundial no 66º Troféu Mundial do Acordeom, que aconteceu na Suíça também em 2015, obteve o 2º lugar no Festival de Spoleto, na Itália, 2º lugar no Mundial de Acordeom, em Kaunas-Lituânia, 2° lugar no Mundial de Acordeom de Costelfidardo- Itália e 3° lugar no Mundial de Acordeom – 67th Copa Mundial de Acordeom – Áustria, todos em 2014.
No Brasil, foi campeão do 5º e do 7 º Festival Internacional Roland de Acordeom – São Paulo (2011, 2013). Seu talento foi apurado com formação no Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), cursos de especialização de harmonia e improvisação com músicos baianos e cursos no Conservatório Italiano Nuova Armonia, com o maestro Antonio Spaccarotela.
A História de um Sonho: A saga do Troféu Gonzagão
A primeira edição do Troféu Gonzagão ocorreu em 26 de maio de 2009. Desde lá a premiação ecoa nacionalmente, inclusive com o reconhecimento público de
personalidades paraibanas destacadas no cenário brasileiro, como o jornalista e escritor José Nêumanne Pinto.
Fo idealizado por dois apaixonados pela cultura nordestina, sobretudo pelo forró, Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso. “Este Troféu, certamente, marcou um novo tempo na música campinense e nordestina, homenageando o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, criador deste gênero musical difundido no mundo inteiro. Uma verdadeira tribuna do povo nordestino”, diz Rilávia.
A festa se tornou grande como Campina, reconhecida como a maior consagração do artista nordestino, promovendo ainda encontros históricos entre os ícones da nossa cultura e valorizando a pujante produção musical comandada pelos novos talentos. Em sete edições reuniu com certeza os principais nomes do forró, da cantoria, do repente, da poesia, do cordel, de tudo o que melhor representa o Nordeste.
Patrocinadores
A oitava edição, uma realização do Instituto Intercultural Brasil – Inbra, conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba,Havaianas, Duraplast, Digna – Grupo Rocha Cavalcante, Campo Santo Parque da Paz – Grupo Rocha Cavalcante, Pax Domini – Grupo Rocha Cavalcante, Grupo Rio do Peixe, Fronteira Engenharia, Golden Empreendimentos, Unicred Centro Paraibana Paraíba Construções, Central da Construção, Tintas Lux, Cachaça Volúpia, Safra de Ouro e Óticas Diniz.
Data: 13/04/2016
Assessoria de Imprensa
Assessoras:
Carla Borba Fernanda Souza
(83)98727-6813 (83) 8739-0762