São João 2016: SESI homenageia Tropeiros da Borborema durante os festejos juninos em Campina Grande

Publicado em 18 de maio de 2016

Campina Grande já começou a se preparar para a realização do Maior São João do Mundo. O Parque do Povo já está com a montagem das estruturas bastante adiantada. A festa este ano chega a sua 33ª edição e mais uma vez contará com a participação do SESI que dará sua contribuição cultural para abrilhantar o Maior São João do Mundo. O objetivo do SESI é agregar valor ao evento tradicional em Campina Grande e, assim, fortalecer ainda mais a cultura regional.
Para a edição 2016, o SESI preparou uma nova estrutura. Claudete Leitão, superintendente do SESI/PB, antecipou parte das novidades deste ano. “Por tratarmos a cultura de uma forma diferente, recebemos o Monumento do Sesquicentenário da Prefeitura Municipal em regime de comodato durante 30 anos. E estamos preparando ele para os 30 dias de festa do São João. Para isso estaremos trabalhando a nossa estrutura, que fizemos no Parque do Povo em 2015, com toda a qualidade que fizemos no ano passado”.
Com a proposta de resgatar um pedaço da história de Campina Grande, este ano serão homenageados os Tropeiros da Borborema, que fizeram de Campina Grande um local de entreposto para suas viagens, trazendo prosperidade e desenvolvimento e contribuíram para o fortalecimento do comércio e da indústria campinense e por essa importância será erguida a Vila dos Tropeiros.
A Vila dos Tropeiros será uma reprodução cenográfica da Campina na época que começou a ser visitada pelos tropeiros, contando com uma igreja e um conjunto de casas. Toda a cenografia trará características das construções do século XIX. Haverá bodegas com comercialização de comidas típicas e um coreto onde acontecerá apresentações culturais diárias com a participação de quadrilhas, grupos folclóricos e músicos regionais, que prometem colocar todos para cair no mais autêntico forró.
Além desta nova estrutura, o SESI escolheu um novo local, que será o estacionamento do Monumento ao Sesquicentenário, às margens do Açude Velho. A estratégia é, além de aproveitar o Monumento que já é um cartão postal da cidade, também oferecer aos campinenses e turistas outra opção, desafogando o Parque do Povo, para visitação e apreciação do melhor da cultura regional.
A abertura está prevista para o dia 30 de maio, estendendo a visitação até o último dia do Maior São João do Mundo, 3 de julho, funcionando das 16h às 22h, tornando-se assim uma excelente opção para campinenses e turistas durante o fim de tarde, que poderão apreciar o pôr do sol às margens do Açude Velho e fazer uma viagem de volta no tempo ao som de muito forró.
A Vila dos Tropeiros será o pontapé do SESI para o projeto que está sendo elaborado para o Monumento do Sesquicentenário, que em breve abrigará o Museu Digital da Indústria Paraibana, que tem como proposta um resgate do processo de industrialização de Campina Grande.

Texto/Colaboração: Diogo Mendonça

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial