Projeto do SENAI PB que usa Laser na criação de materiais resistentes para a Indústria é aprovado no Edital do BNB
Publicado em 30 de setembro de 2016Recentemente, o SENAI/PB através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI conquistou a aprovação de um projeto pioneiro no Estado, no edital ETENE do Banco do Nordeste.
Foram aprovados sete projetos no Nordeste, dentre estes o projeto do SENAI/PB – o único aprovado do Estado da Paraíba. A avaliação dos projetos foi realizada por uma comissão formada por técnicos especializados do Banco do Nordeste.
Tecnicamente, trata-se do Sistema de Sinterização Seletiva a laser (SLS) para nylon e policarprolactona (PCL) biocampatível que tem como objetivo desenvolver um sistema de Sinterização Seletiva a Laser (SLS) de baixo custo, com aplicação inicialmente, na bioengenharia, a exemplo de estruturas biomédicas, como em tecidos ósseos, engenharia de tecidos, órgãos artificiais e biomateriais. O projeto abre amplas possibilidades para, a partir do domínio da tecnologia, ser utilizado também em materiais metálicos. No Brasil ainda não existe, seja na academia ou na indústria, o domínio da produção de um sistema de Sinterização Laser Seletivo (SLS).
Na prática, Sinterização Laser Seletivo (SLS) é uma tecnologia de manufatura aditiva que usa um laser de alta potência para fundir diferentes tipos de materiais. O laser funde seletivamente o material, construindo secções transversais geradas a partir de um desenho CAD 3D. Depois de cada secção transversal ser desenhada através da irradiação do laser na base pó, uma nova camada é aplicada por cima, com o processo repetido até que a peça esteja concluída.
Do ponto de vista socioeconômico, através do projeto pode-se vislumbrar um grande mercado no Brasil e que não há empresa alguma desenvolvendo pesquisa nessa área, voltada à concepção de um sistema SLS. A América Latina se coloca como um potencial de mercado, já que não foi possível identificar desenvolvedores deste sistema nesta região.
Segundo o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI PB, Wesley Régis, a importância desta aprovação traz para a região oportunidades de negócios inovadores o que facilitará a fabricação de produtos leves e resistentes para a indústria, inclusive a aeroespacial, diminuindo a importação desses equipamentos.
O Edital ETENE do Banco do Nordeste visa elaborar, promover e difundir conhecimentos técnicos, científicos e estratégias, bem como planejar, formular, coordenar e avaliar políticas e programas, subsidiando a ação do banco e da sociedade em busca do desenvolvimento sustentável em boa parte do Brasil.
Informações adicionais sobre o Projeto podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0231.