Laudo revela que família foi envenenada com chumbinho, afirma secretário de Defesa Social
Publicado em 17 de maio de 2017O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Fernandes Gioia, confirmou, no fim da manhã desta quarta-feira (17), que as nove pessoas da mesma família foram envenenadas com ‘chumbinho’, um agrotóxico usado para matar ratos. Segundo ele, esse foi o resultado obtido pelo Instituto de Criminalística (IC) ao analisar vestígios encontrados na residência em Camaragibe, no Grande Recife.
O caso aconteceu no almoço do Dia das Mães, no domingo (14). Todas as vítimas foram levadas para hospitais da Região Metropolitana, mas não houve mortes.
Na manhã desta quarta-feira, o homem suspeito de provocar o envenenamento se apresentou à Polícia. Ele prestou depoimento à delegada Euricélia Nogueira, responsável pela investigação.
De acordo com a Polícia Civil, a delegada informou que ainda realizará buscas e mais investigações para confirmar a participação do suspeito no crime. Após ouvir os relatos do suspeito, ela passou a confrontar informações.
Das nove pessoas internadas, três haviam sido liberadas das unidades de saúde até a terça-feira. Uma permanece em estado grave no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.
Na segunda-feira (15), a polícia montou uma força-tarefa para acelerar as investigações. O objetivo era adiantar a elaboração do laudo para tentar elucidar as causas do evenenamento.
Entenda o caso
O envenenamento da família de Camaragibe ganhou repercussão no domingo (14). De acordo com informações de vizinhos, o crime foi motivado pelo fim relacionamento amoroso.
No sábado (13), o suspeito foi à casa da família, tentando reatar o namoro com uma jovem. Ele pediu que ela colocasse créditos no celular dele. Na ausência da mulher, poderia ter acesso à cozinha da residência.
A jovem teria preparado os alimentos, durante a noite do mesmo dia, e passou mal logo depois, sendo levada ao HR, e continua internada em estado grave. A família não associou o caso à comida. Assim, no domingo (14), o alimento voltou a ser consumido, durante o almoço do Dia das Mães.
A polícia encontrou vestígios de um material preto no colorau e, por isso, existe a suspeita da presença de chumbinho. A comida provocou a morte do gato da família. O cadáver do animal vai servir como fonte de investigação e coleta de provas para o Instituto de Criminalística (IC).
Saúde
Cinco das vítimas foram levadas à UPA da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, sendo que três delas foram transferidas para o Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife, e continuam internadas, em estado estável. Outras duas estão na UTI do Hospital Nossa Senhora do Ó, em Paulista.
Três vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, também na Zona Oeste da capital, e passaram a noite em observação. Elas não apresentaram sintomas de envenenamento e receberam alta na manhã de segunda-feira (15).
G1