ACI empossa nova diretoria e faz homenagem a seus fundadores nesta sexta-feira
Publicado em 25 de maio de 2017A imprensa de Campina Grande está em evidência. Nesta sexta-feira (26) será realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa – ACI, que acaba de completar 37 anos de existência. O evento está marcado para às 20h, no sítio São João, na Avenida Cônsul Noujaim Habib, Catolé, onde também na oportunidade haverá uma sessão especial da Câmara Municipal de Vereadores em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa e ainda o lançamento do livro História da Televisão da Paraíba, de autoria do jornalista Gilson Souto Maior.
O Dia da Imprensa é 1 de junho, mas a ACI juntamente com a Câmara resolveu antecipar a comemoração para dar mais prestígio e importância a posse da nova diretoria. O atual presidente, Fernando Soares dos Santos, vai passar o cargo para o presidente recém eleito Eliézer Aguiar, que ficará na direção durante dois anos, quando acontecem novas eleições. O vice-presidente eleito é o publicitário José Tadeu Pereira, da agência JTP.
A sessão especial em homenagem à imprensa foi proposta pelo vereador João Dantas. Ainda dentro da programação o jornalista Gilson Souto Maior vai lançar seu livro História da Televisão da Paraíba e a ACI vai também prestar uma homenagem a alguns dos fundadores da entidade, que estarão assim representando todos os que tiveram a idéia, desenvolveram e a colocaram em prática para que a ACI se tornasse uma realidade.
Entre os que estarão representando todos os fundadores da ACI foram convidados os jornalistas Geovaldo Carvalho, Wiliam Monteiro, Paulo Roberto, Antonio Nunes, José Luiz Júnior e Assis Costa, entre outros.
Também durante a solenidade de posse da nova diretoria da ACI haverá o lançamento surpresa de um equipamento digital que vai fazer Campina Grande balançar.
PERFIL
O novo presidente da ACI é Eliézer Anízio de Aguiar, 33 anos, natural de Catolé do Rocha (PB) e é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele foi eleito no último dia 2 encabeçando a chapa única ´ACI CADA VEZ MAIS FORTE´, obtendo 108 votos.
Eliézer começou a vida profissional atuando nas rádios comunitárias Lagar FM e Ariús FM, em Campina Grande. A primeira experiência comercial foi na Rádio Cidade Esperança, passando em seguida para a Rádio Campina FM e depois Rádio Caturité. Atualmente está na Rádio Panorâmica FM.
Eliézer também atuou no jornalismo na internet, trabalhando no portal de noticias Paraibaonline. Ele ainda foi assessor de comunicação da UEPB e trabalhou na TV Borborema, além de fazer vários trabalhos freelancer em diversos eventos de mídias digitais e redes sociais.
A NOVA DIRETORIA
A nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa para o biênio 2017/2019 está assim constituída:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente
Eliézer Anízio de Aguiar
Vice-presidente
José Tadeu Pereira
1º Secretário
Astrogildo Pereira dos Santos
2º Secretário
Arquimedes de Castro
1º Diretor Financeiro
Fernando Soares
2º Diretor Financeiro
Carlos André
Diretor de Patrimônio
Antônio Nunes
Diretor de Cultura
Inaudete Amorim
Vice- Diretor de Cultura
Fátima Silva
Diretor de Esporte e Lazer
João da Paz Filho
Vice-Diretor de Esporte e Lazer
Ramon Smith
Diretor de Relações Públicas
Cléber Oliveira
Vice-Diretor de Relações Públicas
Geneceuda Monteiro
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Presidente
Joãozito Silva
Secretário
Luciano Santos
Vogal
Efigênio Elói Moura
Vogal
Lindberg Santana
Vogal
Kennedy Firmino de Sales
CONSELHO FISCAL
Presidente
Abílio José
Efetivo
Aziel Lima
Efetivo
Ubiratan Araújo Cirne
Suplente
Gutemberg Simões
Suplente
Jususmar Barbosa
CONSELHO DE ÉTICA
Presidente
Maximiano Silva
Secretário
Geovanne Silva Santos
Vogal
Leonardo Andrade
Suplente
Josinaldo Neves
Suplente
Eliomar Gouveia
DIA NACIONAL DA IMPRENSA
1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.
O Correio Braziliense, no início, era uma brochura de 100 páginas, semelhante a um livro. Ele chegou ao Brasil enviado clandestinamente e adotou este formato entre 1808 e 1822, possuindo 29 volumes no total. O jornal reunia notícias internacionais e diversos assuntos de interesse da população brasileira. Em 1960, Assis Chateaubriand, fundador da cadeia de rádio e jornais Diários Associados, decidiu fazer a impressão do Correio Braziliense em uma segunda fase. O jornal se mantém atuante até hoje com sua versão impressa e online.
Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois foi a data em que circulou o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, sob proteção do governo de D. João VI, com um forte caráter oficial.