CPI da Telefonia inicia nova fase de fiscalização das operadoras
Publicado em 15 de junho de 2017A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (13), o Requerimento 24/2017, que pede prorrogação dos trabalhos da Comissão por mais 120 dias. A matéria deverá ser analisada e votada pelos parlamentares durante Sessão Ordinária.
O presidente da CPI, deputado João Gonçalves, revelou que em sua próxima etapa, a Comissão da Telefonia inspecionará, “in loco”, se as operadoras estão cumprindo as metas estabelecidas. “O que nos compete agora é fiscalizar, temos que andar por mais de 100 cidades nessa Paraíba, fiscalizando, conferindo os investimentos das operadoras”, explicou.
O deputado João Bosco Carneiro Júnior, ressaltou que os recursos aplicados pelas operadoras resultaram em mais de 4 mil benefícios. “Benfeitorias feitas nos 223 municípios da Paraíba. Melhorias na rede, que inclui instalação de sites; cerca de 1.700 escolas da zona rural e 1.700 da zona urbana ganharam a garantia da manutenção da internet banda larga gratuita. Foi um resultado significativo”, destacou.
Ainda de acordo com Bosco Carneiro, na Paraíba 92 cidades passaram da tecnologia 2G para a tecnologia 3G. E outras 37 cidades passaram a ter a tecnologia 4G. Antes da CPI, apenas três cidades do estado tinham a tecnologia 4G. Agora serão 40 cidades até o final do ano. Durante a reunião, foi lido e aprovado o relatório final da primeira etapa dos trabalhos.
O deputado Jandhuy Carneiro ressaltou os objetivos alcançados pela Comissão e disse que a fiscalização feita pela CPI será rigorosa. “Os investimentos que foram feitos, os termos de compromisso, devidamente assinados, foram uma vitória para a CPI, uma vitória para a população paraibana. A partir de agora vamos para a fiscalização e nós vamos ser rigorosos quanto cumprimento desses termos de compromisso”, comentou.