Imprensa nacional elogia projeto de Raimundo Lira que abre aviação civil brasileira ao investimento estrangeiro

Publicado em 29 de julho de 2015

LiraImportanciaO site Diário do Poder, um dos mais acessados de Brasília e com repercussão nacional, destacou, em reportagem, um Projeto de Lei de iniciativa do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que abre a aviação civil brasileira ao capital estrangeiro. A iniciativa foi elogiada pelo portal, assinado pelo jornalista Cláudio Humberto, cujas matérias são republicadas em sites e blogs do país inteiro.

Segundo a reportagem, o projeto de Raimundo Lira está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado – CCJ e já recebeu parecer favorável do relator da comissão, senador Jáder Barbalho (PMDB-PA). Veja, na íntegra, a matéria publicada no site Diário do Poder:

SEM RESERVA DE MERCADO

PROJETO ABRE FINALMENTE AVIAÇÃO CIVIL AO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

O PROEJTO ELIMINA BARREIRAS PARA O CAPTIAL EXTERNO NO SETOR

A aviação civil no país poderá receber investimentos estrangeiros, segundo propõe projeto do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A matéria recebeu voto favorável do relator na comissão, senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

O projeto revoga o inciso II e os §§ 1º, 2º, 3º e 4º do artigo 181 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), eliminando as barreiras para ingresso de capital externo no setor. A proposta modifica ainda a redação do inciso III do art. 181 do CBA para eliminar a exigência de que a concessionária tenha direção confiada exclusivamente a brasileiros. Passa-se a exigir apenas que a presidência e, no mínimo, uma das diretorias sejam confiadas a brasileiros.

Para o autor do projeto, o setor aéreo brasileiro é marcado por grande concentração na prestação do serviço de transporte regular de passageiros e as tarifas somente se reduzirão caso haja um número maior de empresas ofertando este serviço. Em sua avaliação, a melhor forma de estimular a entrada de novos concorrentes no setor é permitir que o capital estrangeiro possa investir no Brasil.

O relator do projeto concordou que a abertura do mercado doméstico de aviação para o capital estrangeiro possibilitaria a ampliação da oferta de transporte aéreo, aumentando a concorrência, reduzindo tarifas, melhorando o atendimento e também aumentando o número de localidades atendidas.

– Uma medida com essa equipararia a aviação aos demais segmentos da economia, que não gozam de proteção contra a concorrência externa e que podem ser atendidos por empresas brasileiras, mas financiadas por capital externo – acrescentou Jader Barbalho.

Se for aprovado e não houver recurso a Plenário, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados, uma vez que sua votação na CCJ tem caráter terminativo.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial