Encontro de literatura contemporânea, em Campina Grande, terá como tema literatura de autoria feminina

Publicado em 6 de fevereiro de 2018

No próximo dia 12 de Fevereiro, em Campina Grande, será realizado o VIII Encontro de Literatura Contemporânea, que terá como tema: A Literatura de Autoria Feminina: lutas, conquistas e resistências. O evento, já tradicional durante o Encontro da Nova Consciência, será realizado a partir das 9 horas no antigo prédio da Faculdade de Administração, da Universidade Estadual da Paraíba.
O encontro será composto por nomes da literatura de autoria feminina no Estado da Paraíba. São poetas, ensaístas, romancistas, contistas, editoras, professoras, que vem se destacando na literatura nas últimas décadas. Além de palestras, bate-papos e lançamentos, o evento realizará um sarau, como forma de concluir suas atividades.
PALESTRAS E BATE-PAPOS
A professora de literatura da Universidade Federal de Campina Grande, Rosângela de Melo Rodrigues, fará às 9 horas a abertura do evento tendo a temática do encontro como ponto de partida para diversas reflexões. Em seguida, é a vez de Débora Gil Pantaleão e Rochelle Mello, apresentarem em um bate-papo suas experiências enquanto dedicadas poetas, os seus respectivos processos criativos e as formas de divulgação na atualidade.
À tarde, o bate-papo continua, desta vez sobre ficção. As autoras convidadas foram as ficcionistas Letícia Palmeira e Mercedes Cavalcanti. Cada uma irá relatar suas experiências enquanto romancistas e/ou contistas, apresentando suas publicações e seus relatos no processo criativo. Por último, as produtoras culturais Valeska Asfora e Mabel Dias discutirão a importância do evento Mulherio das Letras, ocorrida em 2017, em João Pessoa, para afirmação da autoria feminina no campo literário brasileiro atual.
LANÇAMENTOS DE LIVROS E REVISTAS CULTURAIS
No intervalo de cada palestra ou bate-papo, o VIII Encontro de Literatura Contemporânea contará com vários lançamentos. São romances, antologias e coletâneas de poemas e contos e revistas culturais, publicadas por diversas editoras. Serão lançados: Mulheres e Amores em Ficções de Autoria Feminina – de Rosângela de Melo Rodrigues; Vão Remédio para Tanta Magoa e Nem uma vez uma voz humana – de Débora Gil Pantaleão; O Porta-Retrato, de Letícia Palmeira; Feitiço da Palavra, de Mercedes Cavalcanti; a Revista Anayde, das editoras Mabel Dias, Raquel Stanick e Mayara Vieira; e Cem anos de amor, loucura & morte, organizado de Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya. Estes dois últimos autores serão os únicos homens a constar na programação do encontro.
UM SARAU FEMININO
Para concluir todas as atividades do Encontro de Literatura Contemporânea será realizado no final um Sarau Poético tendo como protagonistas os membros do Coletivo Sonoras, grupo de poetisas, compositoras, artistas, dedicadas a atividades culturais na cidade de Campina Grande. Todos estão convidados.
UM EVENTO DO NÚCLEO LITERÁRIO BLECAUTE
O Núcleo Literário Blecaute é um coletivo literário formado pelos escritores paraibanos Bruno Gaudêncio, Flaw Mendes, Janaílson Macêdo e João Matias de Oliveira, que foram responsáveis durante anos pela Revista Blecaute, de Literatura e Artes. Há dois anos a revista virtual não possui uma continuidade de publicações, mas entre os anos de 2009 e 2015, chegou a publicar centenas de autores brasileiros e estrangeiros. Em parceria com a Nova Consciência (https://sites.google.com/site/ongnovaconsciencia/programaao-geral), desde 2009 o grupo organiza o Encontro de Literatura Contemporânea.
PROGRAMAÇÃO
VIII ENCONTRO DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA: A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA: LUTAS, CONQUISTAS E RESISTÊNCIAS.
MANHÃ
9 horas – PALESTRA: A Literatura de Autoria Feminina: Lutas, Conquistas e Resistências, com Rosângela de Melo Rodrigues (PB).
9:45 horas – LANÇAMENTO DOS LIVROS: (Mulheres e Amores em Ficções de Autoria Feminina – de Rosângela de Melo Rodrigues) e (Vão Remédio para Tanta Magoa e Nem uma vez uma voz humana – de Débora Gil Pantaleão)
10:15 horas: BATE-PAPO: A POESIA DE AUTORIA FEMININA (RELATO DE EXPERIÊNCIAS): Débora Gil Pantaleão e Rochelle Mello.
TARDE
14:30 horas: BATE-PAPO: A PROSA DE AUTORIA FEMININA (RELATO DE EXPERIÊNCIAS): Letícia Palmeira e Mercedes Cavalcanti.
15: 30 horas LANÇAMENTO DOS LIVROS: (O Porta-Retrato, de Letícia Palmeira), (Feitiço da Palavra, de Mercedes Cavalcanti), (Revista Anayde, com as editoras) e (Cem anos de amor, loucura & morte, de Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya)
16: 15 horas: BATE-PAPO FINAL: Os Significados do Mulherio das Letras para a Literatura Brasileira (Valeska Asfora e Mabel Dias)
17:30 horas: SARAU POÉTICO-MUSICAL com o Coletivo Sonoras.
DATA: 12 de Fevereiro (Segunda-feira)
LOCAL: ANTIGA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA UEPB
ORGANIZAÇÃO: NÚCLEO LITERÁRIO BLECAUTE/ONG NOVA CONSCIÊNCIA

Bruno Gaudêncio

Escritor, Jornalista e Historiador
Telefones: (83) 8844 9131 e (83) 9669 5987

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial