Grupos fazem atos na Paraíba contra corte de verbas do MEC

Publicado em 31 de maio de 2019

Grupos de estudantes e professores de universidades e institutos federais fazem atos de mobilização, nesta quinta-feira (30) na cidades de João Pessoa, Campina Grande e Esperança, no Agreste, Cuité, no Curimataú, Sousa, Cajazeiras e Patos no Sertão. Eles protestam contra o bloqueio de verbas na educação anunciado pelo governo federal.

Na Universidade Federal da Paraíba, no campus de João Pessoa, a concentração começou por volta das 15h, na entrada do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Os manifestantes saíram em caminhada em direção à Praça da Paz, no bairro dos Bancários, pouco antes das 16h30. O ato foi encerrado por volta das 18h30.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) acompanhou o protesto, fazendo desvios no trânsito, que foi totalmente liberado ao fim do ato.

No mesmo local, pela manhã, houve uma panfletagem e caminhada de estudantes e professores para dialogar sobre a previdência. A mobilização começou às 8h e terminou por volta das 11h. Os servidores paralisaram as atividades e não houve aula na unidade de ensino.

Em Campina Grande, a concentração dos estudantes e professores começou por volta das 13h, na Praça da Bandeira. Os manifestantes exibiram trabalhos de pesquisa realizados por estudantes das instituições de ensino de Campina Grande.

Da Praça da Bandeira eles iniciaram uma caminhada por volta das 16h, passando pelas ruas Marques do Herval, Sete de Setembro, Maciel Pinheiro e pela avenida Floriano Peixoto, no Centro. O ato foi encerrado no Terminal de Integração, por volta das 18h.

Os professores e alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) começaram o ato em Sousa por volta das 9h. O grupo montou tendas no Calçadão, no Centro da cidade, para conversar com as pessoas sobre a previdência social e tirar dúvidas da população.

Nas cidades de Patos e Cajazeiras, no Sertão, e em Esperança, no Agreste, os protestos tiveram início por volta das 9h, com concentração nos campi do IFPB de cada uma das cidades. Estudantes e professores saíram em caminhada na região central das cidades com cartazes contra os cortes na educação, em defesa da educação pública e contra a reforma da previdência.

No município de Cuité, no Curimataú paraibano, a concentração começou por volta das 7h, próxima ao campus da Universidade Federal de Campina Grande, e o grupo saiu em passeata às 10h, até a Câmara Municipal, onde uma audiência pública foi realizada às 11h.

No IFPB, em João Pessoa, houve paralisação no turno da manhã, a partir das 9h30, para um debate sobre a previdência social, conforme o Sindicato dos Trabalhadores Federais na Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB). À tarde, tem expediente até 14h40. Também aderem de forma total ou parcial à paralisação os campis de Itabaiana, Cabedelo, Campina Grande, Patos, Sousa e Guarabira.

Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), não houve aula porque os professores aderiram à mobilização contra o corte de verbas anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, oficialmente, a universidade não suspendeu as atividades e alguns setores administrativos estão funcionando parcialmente, com atividades laboratoriais e de projetos.

Segundo a assessoria do Sindicato de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), poucos professores estão ministrando aula nos campi nesta quinta-feira. A maioria dos professores e estudantes aderiu à paralisação após uma assembleia realizada na manhã da quarta-feira (29).

Fotos:  Foto: Érica Ribeiro/G1 e Leonardo Silva/JP Online

G1 PB

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial