Lideranças Políticas buscam alternativas para enfrentar a crise

Publicado em 11 de setembro de 2015

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba foi mais uma vez palco para o desenvolvimento industrial da Paraíba. Isso porque sediou e intermediou uma negociação entre os representantes políticos da Paraíba e Rondônia, com empresários, para a realização de um acordo de cooperação mútua entre os dois Estados.
Empresários do setor calçadista de Campina Grande, políticos representantes do município e do Governo do Estado, além de dirigentes da FIEP, participaram de recente encontro na Sala de Reuniões João de Souza Barbosa, 6º andar da FIEP.
Estiveram presentes na ocasião, a Vice-Governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, o Vice-Governador de Rondônia, Daniel Pereira, o Deputado Federal, Rômulo Gouveia, o Prefeito do Município, Romero Rodrigues, a Diretora Regional do SENAI PB, Patrícia Gonçalves, a Chefe de Gabinete, Chênia Brito e o Presidente do Sindicalçados – Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba, Sebastião Severo Accioly, juntamente com demais empresários para visualizar alternativas à execução da parceria Paraíba e Rondônia.
“Rondônia tem uma produção de couro muito grande e muito boa, segundo especialistas, temos a 2ª melhor qualidade de couro produzida na América. E isto é jogado fora ou subaproveitado. Então a nossa presença em Campina Grande é buscar possíveis parceiros, conhecimento, agregar valor, mais renda e emprego, e assim, espantar o ‘fantasma da crise’ para bem longe do Estado”, Revelou o Vice-Governador de Rondônia, Daniel Pereira, durante a visita e reunião com empresários e políticos campinenses.
A ideia inicial da parceria é que a Paraíba, que tem cerca de 60% do couro importado da Bahia e Ceará passe a utilizar o couro produzido em Rondônia para a produção de seus produtos. O estado de Rondônia, por sua vez, compraria a matéria-prima já beneficiada, além dos produtos produzidos e passaria a utilizar as técnicas industriais paraibanas. O acordo de cooperação visa fortalecer a indústria e o comércio dos dois Estados.
A Diretora Regional do SENAI PB, Patrícia Gonçalves, ressaltou o potencial da indústria paraibana: “A reunião possibilitou a formação de novas parcerias. Inicialmente, permitiu uma troca de conhecimentos, vislumbrando novas oportunidades de abertura de mercado para as indústrias da Paraíba. E o setor calçadista paraibano tem um potencial muito grande pois são quase 28 milhões de pares produzidos por ano, 15 mil funcionários, 150 mil funcionários, 4º maior faturamento”, revelou a Diretora Regional do SENAI PB.
Visita à empresas calçadistas
No período da tarde, a comitiva do Vice-Governador de Rondônia, Daniel Pereira, acompanhada por empresários e dirigentes da FIEP, visitou o Instituto do Couro e Calçado Albano Franco, indústrias do polo calçadista e o SENAI CITI – Centro de Inovação e Tecnologia Industrial.
O Presidente do Sindicalçados PB, Sebastião Severo Accioly pontuou a visita como uma alternativa para enfrentar a crise que assola a indústria: “Existem coisas que temos na Paraíba e não encontramos em Rondônia e vice-versa. Eles têm muito couro, mas não têm o desenvolvimento tecnológico. A Paraíba tem todo o aparato tecnológico mas não temos o couro, então essa visita é muito proveitosa. Estamos avaliando a possibilidade de fazer rodadas de negócios em Rondônia e no Acre, e talvez importar o couro de lá e exportar nossos produtos. Isso gera oportunidades únicas para afastar a crise econômica”. Informações adicionais, ligue: (83) 2101-5300.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial