Empresários são contra aumento de impostos
Publicado em 13 de setembro de 2015Os empresários do setor produtivo, associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, representados pelo presidente Artur Almeida, manifestam insatisfação e repúdio a aprovação pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) do projeto que prevê a elevação da alíquota do IPVA, ICMS e ITCD a partir de janeiro de 2016.
A CDL entende que o Governo tem tido queda em suas receitas. No entanto, entende também, que não será a partir do reajuste dos tributos que a arrecadação estadual terá saldos positivos. Para a Entidade, o aumento de impostos em períodos de recessão, como o que vivemos agora, ao contrário do efeito esperado eleva a carga tributária, retroalimenta a recessão, acentua a diminuição do poder de compra da população, eleva a própria inflação e aumenta o desemprego.
Para a classe empresarial, a proposta de aumento dos tributos com a justificativa de incentivo à economia e medida de prevenção aos efeitos da crise econômica é um golpe ao bolso do contribuinte. É de se estranhar, inclusive, que uma matéria desta natureza tenha passado com tanta facilidade pelo plenário da Assembleia, inclusive com os votos da bancada da oposição e sem ampla discussão com a população paraibana.
O Governo e os deputados estaduais precisam entender que que não há como termos arrecadação com resultados positivos se não houver corte nos gastos públicos, investimentos produtivos, responsabilidade fiscal e reformas estruturais. A economia do país e, sobretudo, da Paraíba não pode entrar em uma recessão ainda maior do que a vivida até o momento. O contribuinte paraibano deve ir às ruas se posicionar contra esta medida repugnante e exigir ampla discussão quanto ao tema.