Bellucci sente dores, desiste no 4° set, e Croácia rebaixa o Brasil na Davis
Publicado em 21 de setembro de 2015A torcida compareceu, fez sua parte, apoiou o tempo todo, mas não deu. Thomaz Bellucci alternou bons e maus momentos diante da jovem revelação croata Borna Coric, de apenas 18 anos, e, com dores na região lombar, anunciou desistência quando o placar marcava 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6, 7/6(4) e 4/0, após 3h11 de partida. O resultado deu a vitória para a Croácia no confronto: 3 a 1 com a vitória do próprio Coric sobre João “Feijão” Souza e do surpreendente triunfo de Ivan Dodig e Franko Skugor sobre Marcelo Melo e Bruno Soares nas duplas, ambos no sábado. Bellucci foi o responsável pelo ponto do Brasil, ao superar Mate Delic na última sexta-feira. Desta forma, o Brasil cai na repescagem do Grupo Mundial e precisará jogar o Zonal Americano da Copa Davis em 2016.
– A partir do terceiro set, eu voltei a ter dor nas costas. Eu não queria chamar o fisioterapeuta para não deixar meu adversário saber que eu estava uma posição incômoda no jogo. Há muito tempo eu não perdia um confronto em casa, então é muito chato. Lutei até onde foi possível, não fazia sentido continuar no jogo se eu não conseguia ser competitivo. Não conseguia correr nas bolas, não jogava direito. E para jogar com o Coric tem que estar 100%. Mais ou menos você não vai ganhar de um jogador desses. É pegar as lições e tentar voltar para o Grupo Mundial no ano que vem – lamentou Bellucci, cabisbaixo na entrevista coletiva.:
Seria até injusto dizer que Thomaz Bellucci fez um mau jogo. O croata, 33° do ranking da ATP com apenas 18 anos, mostrou um repertório de boas jogadas, assim como fizera em suas mais importante vitórias, contra Rafael Nadal, em 2014, e Andy Murray, em fevereiro deste ano. Além disso, tinha muito menos pressão após a vitória croata nas duplas, no sábado. Coric ainda se mostrou forte mentalmente e seguiu agressivo e arriscando durante todo o jogo. Nos pontos decisivos, foi mais eficiente e construiu uma vitória difícil, mas bastante sólida.
Vale lembrar que a Croácia disputou o confronto desfalcada de seu melhor tenista na atualidade, Marin Cilic, 14º do ranking. Campeão do US Open 2014 e semifinalista este ano, ele ficou fora devido a uma lesão no tornozelo.
O jogo
A vitória nas duplas no sábado e a vantagem da Croácia tiraram o peso das costas de Borna Coric. O jovem jogou sabendo que, mesmo se perdesse, o duelo não estaria terminado. Com isso, ele entrou mais solto e arriscando muito mais que Bellucci, e essa agressividade funcionou desde o início. “Limpando a linha”, ele forçava muito as jogadas em cima do brasileiro e o próprio Bellucci também somava erros não forçados – foram 21 a 8 no período. No quarto game, Coric contou com algumas falhas do paulista do Tietê e conseguiu a quebra para fazer 3/1. Com a vantagem consolidada, foi ainda mais tranquilo para o garoto, que forçou bastante em mais uma quebra no oitavo game para fechar em 6/2.
A torcida brasileira veio com Bellucci quando ele teve a chance da quebra no primeiro game do segundo set. Mas Coric estava tranquilo e, com muita personalidade, conseguiu manter o serviço. Novamente, Bellucci teve dois break points no terceiro game, e o croata se salvou. A consistência de Coric foi irritando o paulista, mostrando que o nervosismo estava à flor da pele. Até que no sétimo game a torcida jogou junto e pressionou o saque de Coric, que mandou um backhand na rede. Bellucci, enfim, conseguiu quebrar o croata e confirmar ser saque em sequência para fazer 5/3. Sacando bem para o jogo, Thomaz empatou a partida com um 6/4.
O equilíbrio se manteve. Thomaz seguia cometendo erros não forçados, mas o croata passou a errar mais também com a pressão pelo empate. No sétimo game, Bellucci deu um show nas devoluções e anotou a quebra, se colocando em uma ótima posição como no set anterior. No entanto, cometeu muitas falhas, inclusive uma dupla falta que fez com que Coric devolvesse o break, empatando em 4/4. O empate se manteve, e o brasileiro sofreu para levar o set para o tie-break. Os dois foram agressivos, mas o croata errou menos, abrindo três set points. Bellucci chegou a salvar o primeiro, mas deu o segundo de presente num backhand para fora, deixando o adversário fazer 7-4.
A pressão ficou toda sobre o brasileiro, que já mostrava certo desgaste. Logo no início, Coric anotou uma quebra, e o brasileiro sentiu uma forte dor na lombar. Ficou cabisbaixo, pediu atendimento médico, mas já sabia que seria difícil lutar até o fim. Sofreu uma nova quebra e com 0/4 no placar, não tinha mais forças. Conversou com o técnico João Zwetsch e anunciou o abandono, dando a vitória para a Croácia.
Coric na partida contra Bellucci pela Copa Davis
RESULTADOS
Sexta-feira, dia 18
Thomaz Bellucci 3 x 1 Mate Delic – 6/1, 6/4, 3/6 e 6/4
Sábado, dia 19
Borna Coric 3 x 0 João Souza – 6/4, 7/6(5) e 6/1
Ivan Dodig / Franko Skugor 3 x 1 Marcelo Melo / Bruno Soares – 6/0, 4/6, 7/6(2) e 7/6(3)
Domingo, dia 20
Borna Coric 2 x 1 Thomaz Bellucci – 6/2, 4/6, 7/6(4) e 4/0 (desistência)
João Souza x Mate Delic (cancelado)
Globoesporte