Como comprar imóveis fora do Brasil? Quem opta por morar fora do país se depara com essa dúvida

Publicado em 12 de agosto de 2021

Ao escolher morar fora do Brasil, é comum que as pessoas se questionem sobre comprar ou alugar um imóvel, afinal, qual dos dois seria mais vantajoso para fazer uma relocation Portugal? E, na verdade, esse pode se tornar um verdadeiro investimento, uma vez que imóveis são constantemente valorizados, assim como moedas estrangeiras.

Seja para lazer, investimento ou moradia, ao adquirir um imóvel em outro país, é preciso ter conhecimento das etapas exigidas no lugar escolhido e ter em mente qual o objetivo da compra, para que exista mais segurança e garantia sobre a certeza da aquisição ao longo do processo.

Se a compra do imóvel for feita em Portugal, por exemplo, com o intuito de obter a Autorização de Residência Especial para Investimento, para ter livre circulação no continente, é necessário realizar um investimento a partir de €350.000 no país e, no caso de uma propriedade, ela precisa ter sido construída há mais de 30 anos.

Mas como comprar um imóvel em outro país?

Antes de mais nada, para comprar uma casa ou apartamento, por exemplo, fora do Brasil é necessário ter a documentação exigida para entrar no país, seja apenas o passaporte ou também o visto. Em seguida, uma assessoria de imóveis pode ser muito útil no momento de escolher a melhor opção para atender às suas expectativas, seja em relação à cidade, bairro, ou mesmo ao tamanho do local.

Além disso, é essencial fazer um bom planejamento financeiro, independente se a compra for feita à vista ou for financiada, uma vez que em muitos casos é preciso que parte do valor total seja pago como entrada. E, outro ponto para ter atenção, é na cobrança dos impostos que ocorre pela variação das moedas ou pela forma de pagamento escolhida, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e taxas extras internacionais.

Vale ressaltar ainda que, por ser um território possivelmente desconhecido, para quem não mora há muito tempo no país estrangeiro, é importante ter cuidado para não cair em enrascadas. Para isso, conhecer bem as leis locais e os processos antes de aplicar o dinheiro é uma dica valiosa, considerando que algumas regras fiscais, jurídicas e tributárias podem ser diferentes do Brasil.

 

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial