Presidente de Portugal se encontra com Lula durante visita ao Brasil. Bolsonaro não quer encontro

Publicado em 4 de julho de 2022

O ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula (PT) se encontrou com o atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã deste domingo (3).
A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. O diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, estava presente no evento, assim como o Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o secretário de estado português, Francisco André.
O atual líder português deve se encontrar com alguns dos ex-presidentes. Na sua agenda estão programadas também conversas com Michel Temer, e ele disse que deve encontrar Fernando Henrique Cardoso – apesar de a reunião não estar na agenda oficial.
Segundo Rebelo, caso não haja confirmação do encontro por parte de Bolsonaro, a agenda será retrabalhada.
Ao sair do encontro com Lula, o presidente português disse que os dois falaram sobre a situação política e econômica da Europa e da America Latina. Rebelo voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia e disse que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com isso de formas diferentes.
Lula por outro lado deixou o local sem falar com jornalistas. Não há havia prevista para o político neste domingo.
Rebelo iria conversar com Jair Bolsonaro (PL), porém o encontro deve ser desmarcado. No seu blog no g1, Valdo Cruz informou que o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, decidiu impor uma retaliação ao presidente de Portugal.
Durante a visita ao Brasil, o chefe de Estado português tinha uma audiência prevista com Bolsonaro na próxima segunda-feira, em Brasília, mas o presidente brasileiro mandou avisar aos emissários portugueses que audiência estaria cancelada se Rebelo de Sousa se encontrasse com Lula.
Em entrevista realizada antes de embarcar ao Brasil, Rebelo ressaltou a diferente forma que Portugal e Brasil estão lidando com a guerra na Ucrânia e indicou que os dois países se aproximaram bastante nos anos anteriores. Disse ainda que uma desconversa com Bolsonaro não os separaria.
“As relações entre Portugal e Brasil são entre povos”, afirmou o presidente português.
Foto: Victor Cinzento/g1
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial