Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba lança livro que conta a ‘História da Comarca do Conde’
Publicado em 29 de julho de 2022O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, lançou, em solenidade virtual, na tarde dessa terça-feira (26), o livro “História da Comarca do Conde”.
A obra é o oitavo livro de uma coletânea, lançada pelo TJPB, com a história das diversas unidades judiciais da Paraíba. Ela foi escrita pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal.
O desembargador-presidente do TJPB destacou que o projeto cultural não só retrata a história das Comarcas, mas resgata momentos de consolidação do Judiciário. “É muito importante, porque precisamos revelar a luta das pessoas que, outrora, se dedicaram tanto para que essas comarcas fossem instaladas e continuassem prestando um relevante serviço às comunidades locais e à sociedade paraibana”.
O desembargador Marcos Cavalcanti elogiou a atuação do Presidente do Tribunal, que considerou “um homem culto e entusiasta da cultura”, ao apresentar, por meio da coletânea das obras literárias, uma grande parte da história do Estado da Paraíba. Comentou, ainda, ser com muita emoção e satisfação encontrar-se lançando o livro, e relembrou que a Comarca do Conde pertenceu, anteriormente, às Comarcas da Capital e de Alhandra, sendo elevada quando era presidente do TJPB, no ano de 2016.
“Aqui, na Comarca do Conde, eu também fui laureado e honrado com o título de cidadão condense, pela Câmara Municipal, que muito envaidece e orgulha pelos laços de conterraneidade de um povo tão trabalhador e desenvolvido”, ressaltou Marcos Cavalcanti
O lançamento foi prestigiado por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público estadual, Universidade Federal da Paraíba, Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Associação dos Magistrados da Paraíba, Corregedoria-Geral de Justiça, advogados, magistrados, diretores e servidores.