Vereadora Jô Oliveira divulga nota em defesa da democracia e convida para ato na Praça da Bandeira
Publicado em 9 de janeiro de 2023![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-09-at-01.00.54-1024x576.jpeg)
Na noite deste domingo (08), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), divulgou uma nota em defesa da democracia e contra os atos terroristas realizados em Brasília, onde foram atacados os prédios sede do Governo Federal, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
Segundo a nota, a vereadora afirma que “O que aconteceu em Brasília não é manifestação, não é liberdade de expressão, o que aconteceu é verdadeiramente um ato terrorista contra a democracia. Atacar instituições do Estado democrático de Direito, é confessar o golpismo autoritário e fascista destes grupos que não aceitam o legítimo resultado das eleições de 2022 e estão contra a Constituição Federal de 1988.”
Em suas redes sociais, a vereadora também convidou a população para se reunir nesta segunda-feira (09), em resposta aos ataques que aconteceram em Brasília e as ameaças à democracia. Segundo a programação divulgada, haverá reunião, às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários (Rua Venâncio Neiva, centro) com lideranças políticas e sociais do município, e a partir das 16h será realizado um ‘Ato da Democracia’, na Praça da Bandeira.
Além da vereadora Jô Oliveira, outras lideranças e entidades também convocam para essas atividades. São elas: Fórum Pró-Campina, vereador Anderson Pila, PT, PCdoB, PSOL, PV, PDT, Centrais Sindicais e Movimentos Sociais.
Segue, na íntegra, a nota divulgada pela vereadora Jô Oliveira:
Democracia sempre!
Atos terroristas jamais!
Fui eleita, democraticamente, vereadora de Campina Grande, e nas últimas eleições, eleitoras e eleitores de todo o Estado da Paraíba me delegaram a 1ª Suplência do Legislativo Estadual dentro da Federação da qual faço parte. Exerço a função pública, como uma mulher negra e militante das causas da justiça social, graças à DEMOCRACIA, e é por causa dela que venho manifestar o total repúdio pelos atos terroristas, fascistas e antidemocráticos acontecidos neste domingo na capital federal do Brasil.
Um movimento de extrema direita e bolsonarista, usa de instrumentos da democracia, como a liberdade de expressão e de manifestação, para tentar sabotar e derrotar a democracia. O que aconteceu em Brasília não é manifestação, não é liberdade de expressão, o que aconteceu é verdadeiramente um ato terrorista contra a democracia. Atacar instituições do Estado democrático de Direito, é confessar o golpismo autoritário e fascista destes grupos que não aceitam o legítimo resultado das eleições de 2022 e estão contra a Constituição Federal de 1988.
Numa eleição, vence quem reúne a maioria dos votos, não importa se essa maioria é de 10 milhões de votos a mais, ou de quase 2 milhões de votos… vence quem obteve a maioria dos votos! O presidente Lula obteve mais de 60 milhões de votos de eleitoras e eleitores brasileiras/os, através de uma eleição legítima, através do mesmo sistema e urnas eletrônicas que também elegeram parlamentares e governadores aliados/as do ex-presidente.
Os prédios sede do Governo Federal, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, são símbolos do Estado Democrático de Direito, patrimônio do Povo Brasileiro, portanto os ataques não são aos agentes públicos atuais, mas são contra a democracia.
Este movimento de extrema direita e bolsonarista, por mais barulhento e violento que seja, representa uma minoria e não fala pelo conjunto do Povo Brasileiro, não representa a vontade da maioria! É uma minoria que, na sua ação violenta e arrogante, quer ser a palavra de uma maioria, mas, repito, não representam a maioria!
Por fim, conclamo todas as pessoas de boa vontade, democráticas, independentemente da cor partidária ou ideológica… é hora da união e da ação de todos e todas que acreditam e zelam pela democracia e por suas instituições democráticas. Deixo também meu apelo às forças políticas de Campina Grande que estão na oposição, na situação ou independentes, mas que estão no campo democrático, para que possam repudiar toda violência e atos terroristas contra a democracia e contra uma agenda de justiça social.
Ao Presidente Lula o nosso total apoio e mobilização na defesa e no cumprimento do Programa Político eleito nas eleições de 2022.
Vamos juntas e juntos pelo Brasil!
Viva a democracia!
Vereadora Jô Oliveira – PCdoB
Campina Grande/PB, 08 de janeiro de 2023
Assessoria