Lula e Bolsonaro parabenizam o povo argentino pela eleição, que escolheu Javier Milei. Atual presidente Fernandez celebra a democracia

Publicado em 20 de novembro de 2023

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo, 19, o povo e as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral após a vitória de Javier Milei no segundo turno. Pelo Twitter (X) e sem citar o vencedor, Lula desejou sorte e êxito ao novo governo. Veja:
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu.

“O povo manifestou sua vontade” – Fernandez
O atual presidente argentino, Alberto Ángel Fernández, celebrou a democracia, o papel exercido por milhões de homens e mulheres e os dois candidatos pela campanha.
“O povo manifestou a sua vontade. Milhões de homens e mulheres argentinos foram votar e definiram o destino do país para os próximos 4 anos. Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular. Confio que amanhã poderemos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada”, escreveu em seu perfil oficial no Twitter (X).
“Pela minha parte, continuarei a trabalhar para fortalecer a democracia e as instituições da república, em unidade com todos os setores que compõem o movimento nacional que lutará sempre por um país justo, livre e soberano”, disse.

“Desejo o melhor ao povo argentino” – Boric
O presidente chileno Gabriel Boric também escreveu uma mensagem para Milei. Assim como Lula e Fernandez, ele mencionou a importância da democracia.
“Hoje o povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos”, escreveu.

“Esperança volta a brilhar” – Bolsonaro
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) parabenizou “o povo argentino” pela vitória de Milei, que considerou como um motivo de esperança para a situação do país.
“Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, disse.

DISCURSO DO NOVO PRESIDENTE
O economista Javier Milei fez seu primeiro discurso como novo presidente eleito da Argentina, na noite deste domingo, 19. Ultraliberal, Milei evitou falar de temas polêmicos trazidos com frequência durante a sua campanha, e adotou um tom conciliador. Ele convidou todos os argentinos a se juntarem pela “nova Argentina”.

“É mais importante o que nos une do que o que nos separa. Sempre que queiram se juntar à mudança que a Argentina precisa vão ser bem-vindos”, disse.

Desde o início do discurso, Milei colocou a sua eleição como um divisor de águas para o país. Ele considerou a sua vitória como “uma noite histórica para a Argentina”. Em seguida, fez uma série de agradecimentos a personagens importantes durante a sua campanha.

“Hoje começa o fim da decadência argentina. Hoje começamos a virar a página da nossa história e voltamos a retomar o caminho que nunca devíamos ter nos afastado. Hoje termina o modelo empobrecedor do Estado onipresente que só beneficia a maioria enquanto a maioria dos argentinos sofre”, disse Milei.

Além de sua equipe e partido, dois nomes chamaram atenção em seu discurso. Milei agradeceu especialmente ao ex-presidente Maurício Macri e a candidata no primeiro turno Patrícia Bullrich por terem lhe dado votos “para defender a mudança que a Argentina precisa”.

O novo presidente, inclusive, fez questão de exaltar a democracia – o termo apareceu entre as suas prioridades de governo, junto com “comércio livre” e a “paz”.

Seguindo o já esperado por seus eleitores, Millei também destacou a liberdade e o liberalismo incontáveis vezes. “A Argentina tem futuro, mas esse futuro só existe se esse futuro é liberal”, afirmou.

O economista falou ainda em trabalho de longo prazo e disse esperar que dentro de “35 anos” a Argentina volte a ser uma “potência mundial”.

MILEI DERROTA O PERONISTA SERGIO MASSA
Perto de chegar a 90% das urnas apuradas, por volta das 20h40 deste domingo, 19, a Argentina já tinha o nome do seu novo presidente: Javier Milei (Unión por la Patria), de 53 anos, venceu o peronista Sergio Massa (La Libertad Avanza), no segundo turno das eleições. Naquela momento, Milei tinha 55,89% dos votos e Massa 44,10%.

Antes mesmo do resultado oficial, Massa fez um discurso em que admitia a derrota. O ministro da Economia do atual governo disse ter ligado para Milei, o parabenizando pela vitória. “Foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”, disse o peronista.

Foto: Luis Robayo/ AFP
Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial