Ataque de Israel que matou seis funcionários da ONU gera repulsa internacional

Publicado em 13 de setembro de 2024

Seis funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês) foram mortos em dois ataques aéreos em uma escola e em seus arredores no campo de Nuseirat, na Faixa de Gaza, informou a UNRWA nesta quarta-feira. A UNRWA afirmou que este foi o “maior número de mortes” entre seus funcionários em um único incidente.
“Seis colegas da UNRWA foram mortos hoje quando dois ataques aéreos atingiram uma escola e seus arredores em Nuseirat, nas áreas centrais. Este é o maior número de mortes entre nossos funcionários em um único incidente”, disse a organização em suas redes sociais.
No total, pelo menos 14 pessoas morreram no ataque à escola, segundo o escritório de mídia do governo de Gaza.

REAÇÕES INTERNACIONAIS
O chefe da política externa da União Europeia, Josep Borrell, condenou veementemente nesta quinta-feira a morte de seis trabalhadores da ONU na Faixa de Gaza no ataque israelense.
“Indignado com a morte de 6 funcionários da [Agência de Assistência e Trabalhos das Nações Unidas] após ataques de IL [Israel] atingirem – pela 5ª vez – uma escola em Nuseirat que abrigava 12.000 pessoas deslocadas. O desrespeito aos princípios básicos do DIH [Direito Internacional Humanitário], especialmente a proteção de civis, não pode e não deve ser aceito pela comunidade internacional”, disse Borrell na plataforma X.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, também condenou fortemente o ataque nesta quinta-feira, acrescentando que as violações do direito humanitário internacional precisam ser interrompidas.

Foto: Reuters
Brasil 247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial