Após entrevista no ´Lagoa Seca Debate´, estudante de Lagoa Seca vai representar a PB em encontro nacional sobre meio ambiente
Publicado em 24 de setembro de 2024![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2024/09/GRAZIELLEcapa-1024x768.jpg)
No dia 27 de julho último o programa Lagoa Seca Debate, na Rádio Ypuarana FM 87.9 recebeu a estudante Eduarda Grazielle, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Comércio e integrante do grupo de estudos “Sapiens”, na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, em Lagoa Seca (PB). O projeto é voltado para pesquisas e ações em defesa e conservação do meio ambiente.
Como resultado desse trabalho e por conta da visibilidade do projeto alcançada com a entrevista no programa Eduarda Grazielle acaba de ser escolhida para representar a Paraíba em um evento nacional, mais precisamente na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Ela vai viajar para Brasília-DF onde nesta quarta e quinta-feira (25 e 26) será realizado um workshop preparatório, que visa fortalecer as Comissões Organizadoras Estaduais, apoiar as secretarias estaduais de educação e ampliar o debate sobre justiça climática. O workshop também irá simular a realização da conferência em escolas, apresentando os participantes para as próximas etapas do processo.
A escolha de Eduarda foi motivada pela visibilidade que sua escola, a ECIT Francisca Martiniano da Rocha, alcançou recentemente com o desenvolvimento de tecnologias sociais externas para a sustentabilidade, premiadas em nível nacional e reconhecidas internacionalmente.
Eduarda será a única estudante do estado, acompanhada por três representantes paraibanos das Comissões Organizadoras Estaduais (Meio Ambiente, Educação e Diversidade), e juntas representando instituições públicas, privadas e da sociedade civil. O grupo terá o papel de mobilizar e articular as conferências locais, que ocorrerão em escolas, municípios e regionais, culminando na Conferência Estadual
No programa Lagoa Seca Debate a estudante foi entrevistada pelo jornalista Apolinário Pimentel, com a participação de Willy Santos. Na oportunidade ela estava acompanhada do também estudante da mesma escola e integrante do mesmo projeto, Arley Vieira, graduando em geografia pela UFCG, e pelo professor coordenador do projeto, Damião Queiroz.
Um dos projetos de pesquisa mais importantes do grupo mostra, entre outras coisas, que Eduarda Grazielle e seus companheiros, podem ter encontrado a solução para o problema do uso do plástico no mundo, com a sacola biodegradável feita de batata doce e capim. O plástico fica por mais de 100 anos poluindo e prejudicando o meio ambiente, enquanto que a sacola feita de batata doce e capim é decomposta naturalmente num espaço mínimo de tempo.
Por Apolinário Pimentel