Bolsonaro critica Lei Rouanet após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, só que filme não teve recursos do programa federal
Publicado em 7 de janeiro de 2025![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2022/06/bolsonaroRaiva.jpg)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou o X – antigo Twitter – para criticar a Lei Rouanet. Apesar de não ter citado nomes, a publicação acontece um dia depois que Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme de Drama por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’. A obra, no entanto, foi feita sem ajuda do programa de incentivo fiscal. O filme foi produzido pela RT Features e VideoFilmes em parceria com Globoplay, Mact Productions, Conspiração Filmes e Arte France Cinéma.
No vídeo em questão, um homem aparece mostrando a situação da travessia de um rio que precisa ser feita por balsa. Mesmo tendo uma ponte no local, a estrutura não conta com cabeceiras para o acesso dos veículos.
“Será que 18 bilhões da Lei Rouanet daria para fazer as duas cabeceiras?”, questiona o rapaz que está gravando. Na publicação, Bolsonaro questiona investimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em infraestrutura e diz: “Enquanto isso, a Rouanet”.
‘Ainda Estou Aqui’, contudo, não se encaixa nos parâmetros necessários para receber recursos da Lei Rouanet. O programa atende a “produção de discos, vídeos, obras cinematográficas de curta e média metragem e filmes documentais, preservação do acervo cinematográfico, bem assim de outras obras de reprodução videofonográfica de caráter cultural”.
Anteriormente, o texto citava “filmes” de maneira geral, mas foi alterado. Ou seja, no formato atual, ‘Ainda Estou Aqui’, que é um longa-metragem de 2h17min, não se encaixa nos requisitos.
Além da vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz de Filme de Drama, ‘Ainda Estou Aqui’ concorreu na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. A obra dirigida por Walter Salles, porém, viu ‘Emília Pérez’ levar a melhor.
Terra