Sesuma deu show na coleta de lixo, conservação e lavagem dos pontos estratégicos dos festejos juninos

Publicado em 6 de julho de 2015

limpezaPor conta da realização do Maior São João do Mundo e do elevado fluxo turístico em Campina Grande, durante o mês de junho, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) intensificou a sua ação nos últimos 30 dias. Em decorrência, houve um aumento em torno de 8,0% no volume de lixo coletado diariamente na cidade, em relação ao mês de maio. De acordo com dados da Sesuma, no ano passado o aumento do volume de lixo no mês de junho aumentou apenas 6,9%.

Não é sem motivos que um dos pontos positivos aposentados pelos turistas durante os 30 dias do Maior São João do Mundo foi a limpeza.

Normalmente, são retiradas 260 toneladas/dia de lixo em toda a cidade, mas em junho o volume de entulhos recolhido chegou a 275 toneladas/dia. Só no Parque do Povo, a Sesuma recolheu, diariamente, em média, dez toneladas de entulhos. Segundo o secretário Geraldo Nobre, a quantidade maior de entulhos está diretamente ligada ao grande número de pessoas que tem comparecido ao Parque do Povo todas as noites, o que comprova que a festa este ano cresceu em todos os sentidos.

Como a orientação do prefeito Romero Rodrigues é no sentido de que seja executada uma limpeza diferenciada e qualificada, foi montada uma estrutura de revezamento das equipes, que operam em três turnos de oito horas, a fim de manter o Parque do Povo limpo durante as 24 horas do dia.

A operação de limpeza durante o Maior São João do Mundo é desenvolvida por 200 prestadores de serviços, contratados para o mês de junho, e mais 100 homens do quadro permanente. Também neste período, por conta do tráfego intenso de veículos, a Sesuma intensificou o trabalho de recuperação da malha viária. ”Esse trabalho é permanente, mas, no São João, é reforçado”, disse Geraldo Nobre.

O secretário Geraldo Nobre, destaca que o mesmo padrão de limpeza utilizado no Parque do Povo também é desenvolvido nos distritos de Galante, São José da Mata, Catolé de Boa Vista, Vila do Artesão e nos bairros onde acontecem eventos paralelos.

Revelou, ainda, que todo este esforço começa 30 dias antes da abertura do evento, com a preparação da cidade para receber os turistas, mediante ações de urbanização e recuperação da infraestrutura de galerias e canais; podagem e plantio de árvores; capinação e pintura de meio fios.
Outra ação importante é a lavagem de vários pontos da cidade, como Calçadão da Cardoso Vieira; Praça da Bandeira; Terminal de Integração; Antigo Terminal Rodoviário; Feirinha de Frutas e Parque do Povo. A água utilizada é trazida do Açude José Rodrigues, em Galante, por meio de carros pipa.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial