A pedido de Daniella Ribeiro, Senado aprova homenagem aos repentistas

Publicado em 29 de setembro de 2021

O Senado Federal aprovou, na sessão desta terça-feira (28/09), um requerimento da senadora Daniella Ribeiro para realização de uma sessão especial para comemorar o Dia Nacional do Repentista. A data provável para a sessão é 22 de novembro, às 14h.
A senadora argumentou que o repente nordestino precisa ser preservado porque é uma das maiores expressões culturais do país. “A cultura popular brasileira é rica pela sua diversidade. Entre a multiplicidade de expressões culturais das cinco regiões brasileiras, o repente nordestino figura como uma das suas maiores expressões, e precisa ser preservada na cultura nacional”, pontuou.
Origem – No requerimento, a senadora lembrou que a origem do repentista brasileiro foi no século XIX, na região da Serra do Teixeira, na Paraíba. O repente possui diversos modelos de métrica , predominando os versos heptassílabos e decassílabos, com métrica perfeita. Há várias modalidades de repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
A Lei 12.198, de janeiro de 2010, originária no Congresso Nacional (PL 174/2009), reconhece a profissão de repentista como expressão artística . Entre eles, os cantadores e violeiros improvisadores, os emboladores de Coco, os poetas repentistas e os cantadores declamadores de causos da cultura popular e os escritores da cultura de cordel.

Foto: Rodrigo Nunes
Assessoria de imprensa
Daniella Ribeiro – Líder do Progressistas
@daniellasenadora

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial