Acessos suspeitos vindos da Rússia e da China acendem alerta na PGR no Brasil

Publicado em 10 de março de 2022

Um volume anormal de acessos ao site da PGR (Procuradoria-Geral da República) vindos da Rússia e da China acendeu um sinal de alerta no departamento de tecnologia do órgão. Por precaução, o setor bloqueou o tráfego de internet com origem nos dois países. A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de imprensa da PGR.
A movimentação suspeita acontecia desde a semana passada e coincidiu com o acirramento do conflito entre russos e ucranianos, mas o bloqueio dos acessos só se deu nesta terça-feira (8).
Apesar do bloqueio, os sistemas internos não foram afetados. O órgão recomendou aos servidores que qualquer comportamento incomum seja informado aos responsáveis pela tecnologia. Os técnicos ainda não sabem o que motivou o acesso, mas “trabalham para normalizar o acesso”, informou a assessoria.

Ataques cibernéticos
No ano passado, uma série de ataques desestabilizou os sites do governo. No dia 10 de dezembro, uma investida contra o site do Ministério da Saúde tirou do ar a plataforma e o aplicativo do ConecteSUS, onde ficam registrados os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.
Dez dias depois, outro ataque derrubou os sistemas internos da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Na época, uma reportagem do R7 revelou que os dados excluídos estavam relacionados a motoristas, veículos e também a policiais.
FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial