Administradora de gasoduto entre Rússia e Alemanha demite todos os funcionários e declara falência

Publicado em 3 de março de 2022

A companhia russo-alemã Nord Stream 2 se declarou “insolvente” depois que a Alemanha suspendeu a certificação do gasoduto em retaliação à invasão russa da Ucrânia. A empresa apresentou um pedido de quebra e demitiu seus 106 funcionários, disse nesta terça-feira (1º) a diretora econômica da comuna suíça de Zug, onde ela tem sua sede.
“Fomos informados hoje de que essa empresa não poderia continuar”, disse a autoridade Silvia Thalman-Gut. A Nord Stream 2 não conseguiu apresentar um plano social “porque está insolvente”, acrescentou.
A construção desse gasoduto foi defendida durante anos pela ex-chefe do governo alemão Angela Merkel, apesar das pressões dos Estados Unidos, que o via como um meio de o presidente russo, Vladimir Putin, exercer chantagem energética sobre a principal potência econômica europeia.
As manobras de preparação para a invasão da Ucrânia e sua concretização na semana passada selaram por fim o destino desse gasoduto, que estava pronto para entrar em operação, com capacidade de transporte de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano.
A Alemanha anunciou no início da semana passada a suspensão dessa obra faraônica com a qual esperava realizar sua transição energética. E na quarta-feira, quando as tropas russas se preparavam claramente para atacar, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que imporia sanções ao gasoduto e seus administradores.
A empresa-mãe da Nord Stream é o gigante russo do setor energético Gazprom.
Foto: ODD ANDERSEN/AFP
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial