Adolescente é morto pelo Exército em bairro da Grande Vitória

Publicado em 12 de fevereiro de 2017

Um adolescente de 17 anos foi morto pelo Exército em um bairro da Grande Vitória na madrugada desta sexta-feira (10). A morte ocorreu por volta da 1h, na Rua Amélio Barcelos, em São João Batista, Cariacica.
As Forças Armadas compõem a força-tarefa federal que está fazendo o patrulhamento das cidades do Espírito Santo há oito dias, desde que a PM deixou de sair às ruas. Os policiais alegam que são impedidos de sair por familiares que fazem bloqueios na porta dos quartéis.
Segundo a família, o rapaz foi baleado a poucos metros de casa. A Polícia Civil disse que não dá informação sobre o caso para não atrapalhar as investigações. O Exército afirma que a morte ocorreu durante um confronto, mas a família contesta essa versão.
A prima do adolescente, Tatiana Rodrigues, de 22 anos, disse que o rapaz estava na casa de uma tia perto de onde ele morava. Ela afirmou que os irmãos haviam pedido ao jovem para voltar para casa, porque estava tarde, e que o rapaz não sabia que o Exército estava no bairro. ”Ele subiu o morro e, quando virou a rua, atiraram na cabeça dele”, afirma Tatiana.
Ela disse que o primo era estudante, estava no 6º ano da escola estadual Eulalia Moreira e trabalhava vendendo mel na feira com os irmão de 21 e 24 anos. Segundo ela, o rapaz morava no bairro com os irmãos e o pai, que tem uma doença degenerativa. “Eles estão muito abalados, tristes”.
Tatiana afirmou que foram encontradas seis balas de fuzil no local do crime. “Duas a polícia levou e quatro ficaram com a gente”. Ela diz que, mesmo com a situação no estado, o clima no bairro era tranquilo até a morte do rapaz. Segundo Tatiana, agora as pessoas do bairro estão com medo. “Não tem ninguém na rua, tá todo mundo em choque ainda”.
Em nota, a força-tarefa conjunta que atua no estado afirmou que os militares foram acionados para fazer uma patrulha nas imediações da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis). A unidade está localizada na Avenida Governador José Sette, a cerca de 1,5 km de onde ocorreu a morte.
O supervisor da Unis, segundo a nota, solicitou apoio “depois de três criminosos tentarem, do lado de fora, abrir uma brecha no muro da unidade, a fim de permitir a fuga de internos”. Os homens também teriam disparado contra os segurança da Unis.
Ainda segundo a força-tarefa, “houve troca de tiros entre os criminosos armados e a patrulha”, que “reagiu em defesa própria”. “Durante a troca de tiros, foi constatado que um dos transgressores foi atingido e veio a óbito”, termina a nota. A família da vítima contesta a versão.
“A polícia viu que meu primo morreu com a roupa do corpo a um minuto de chegar em casa. Quando o Exército viu que a família dele correu pra rua gritando, que era um menino de família, eles subiram no carro e foram embora”, afirma Tatiana.

PM nos quartéis
Há oito dias a PM não sai dos quarteis no Espírito Santo. Eles dizem que são impedidos de sair por parentes que bloqueiam a saída dos batalhões. As mulheres dos policiais pedem reajuste salarial para a categoria, que é proibida de fazer greve. As autoridades consideram que os protestos são um recurso usado pelos PMs para fazer a paralisação sem serem punidos.
Na noite desta sexta-feira (10), o governo chegou a anunciar o fim do movimento e que os PMs voltariam para as ruas às 7 horas deste sábado (11). O acordo saiu de uma reunião entre representantes das associações dos policiais e o governo, mas as famílias dos policiais não aceitaram e o movimento continuou.

Íntegra da nota do Exército
A Força-Tarefa Conjunta Capixaba informa que no dia 10 de fevereiro de 2017, por volta de 1h da manhã, militares foram enviados para realizar uma patrulha nas imediações da UNIS – Unidade de Internação Socioeducativa, em Cariacica, com a finalidade de atender a uma solicitação feita pelo Supervisor de Segurança daquela Unidade de Internação, realizado através do CIODES (Órgão de atendimento – 190). O Supervisor solicitou o apoio, depois de três criminosos tentarem, do lado de fora, abrir uma brecha no muro da Unidade, a fim de permitir a fuga de internos. Os criminosos também realizaram disparos em direção à UNIS, com o intuito de intimidar a segurança local. A patrulha enviada ao local entrou em confronto, resultando numa troca de tiros entre os criminosos armados e a patrulha da Força-Tarefa, que reagiu em defesa própria. Durante a troca de tiros, foi constatado que um dos transgressores foi atingido e veio a óbito.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial