Aeroflot, maior companhia russa, cancela voos internacionais

Publicado em 5 de março de 2022

A notícia, embora ruim para a aviação civil, já era esperada.

Em um comunicado em suas redes sociais neste sábado (5), a estatal russa russa Aeroflot informou que suspenderá todos seus voos internacionais – ou o pouco que restou deles após as sanções do ocidente – a partir da próxima terça-feira (8) por conta das “circunstâncias adicionais que impedem a realização de voos”.
O cancelamento se estende às subsidiárias Aurora e Rossiya, embora a Aeroflot tenha dito que continuaria voando para Minsk, capital da Bielorrússia.
A indústria aérea da russa, lembra o New York Times – foi duramente atingida quando países ao redor do mundo impuseram sanções à Rússia por causa da decisão do presidente Vladimir V. Putin de invadir a Ucrânia. Putin e o presidente Aleksandr G. Lukashenko da Bielorrússia são aliados, e as forças russas atacaram a Ucrânia a partir da Bielorrússia.
Em mais um sinal de danos à indústria aérea do país, a autoridade aeronáutica da Rússia, Rosaviatsiya, recomendou no sábado que as companhias aéreas russas com aviões registrados em jurisdições estrangeiras suspendam todos os voos para o exterior a partir de domingo por temores de que possam ser apreendidos por governos estrangeiros.
A suspensão significa efetivamente que as companhias aéreas russas não poderão mais voar aeronaves fabricadas no exterior em rotas internacionais.
Já havíamos falado aqui no Blog sobre as dificuldade enfrentadas por toda a aviação civil russa desde que as principais fabricantes do mundo – Boeing, Airbus e Embraer – suspenderam a venda de peças, manutenção e suporte técnico após a invasão.
A União Europeia ordenou que as empresas de leasing rescindissem centenas de arrendamentos de aeronaves por empresas russas. A Rússia retaliou proibindo as companhias aéreas ocidentais de entrarem em seu espaço aéreo.
Desde as sanções impostas, a Aaeroflot vinha sendo protagonista de uma série de incidentes:
Foi acusada de invadir o espaço aéreo do Canadá, com um voo que saiu de Miami e outro de Cancun em direção a Moscou, ainda antes dos Estados Unidos fecharem seu espaço aéreo às aeronaves russas.
Teve um jato retido no aeroporto de Genebra, depois que a Suíça aderiu à iniciativa da União Europeia de fechar seu espaço aéreo.
E precisou fazer um pouso não programado em Istambul, na Turquia, em um voo que ia de Moscou para Verona, na Italia.
Foto: ЕРШОВКВН – WIKIMEDIA COMMONS
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial