Aluna da rede estadual conquista maior nota do Brasil na seleção do Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado em 18 de agosto de 2015

cyntiaA Câmara dos Deputados divulgou nesta segunda-feira (17) o resultado da seleção final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Dois jovens da Paraíba foram selecionados para representar o Estado como deputados jovens: Patrick Teixeira Dorneles Pires, aluno da rede particular de ensino, e Cinthya Pâmella Casado Paulo, aluna da rede estadual de ensino na Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí. Além de estar selecionada, Cinthya Pâmella também conquistou a maior nota da seleção no Brasil, alcançando 99 pontos.
Cinthya Pâmella Casado Paulo tem 16 anos e está no 3° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Lordão e desenvolveu o Projeto de Lei que dispõe sobre a prorrogação do tempo de licença maternidade para caso de gestação de múltiplos.
Ao expressar sua alegria em ser selecionada, Cinthya destacou o que espera da experiência. “Neste programa pretendo ganhar novos conhecimentos e desejo vivenciar novas experiências. Tenho a expectativa de entender melhor como funciona a administração do país, sendo vista de dentro. Também não posso esquecer que Brasília é a capital de nosso país, então vou adorar conhecer a cidade que foi toda projeta por Oscar Niemeyer”, finalizou a aluna.
PJB na Paraíba – Esta é 12ª edição do programa, que tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes atuam como deputados jovens.
Durante o período de inscrição, o estudante deve elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os jovens selecionados vão à Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o papel dos deputados federais na jornada de simulação da atividade parlamentar, com todas as suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.
No total, mais de 850 jovens já se tornaram deputados jovens ao longo de todos esses anos, dentre eles o aluno José Djalisson Santos Oliveira, da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí, que foi eleito secretário da direção do programa PJB. Djalisson elaborou um projeto de lei que dispunha sobre a obrigação do ensino e promoção de debates contra diversos tipos de intolerância nas escolas públicas do Brasil.
Parlamento Jovem – Entre 21 e 25 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem. A Paraíba participará com dois deputados jovens.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial