Aluno atira dentro de sala de aula e mata 10 pessoas em escola no Texas

Publicado em 19 de maio de 2018

mata10Um tiroteio dentro de uma escola de ensino médio em Santa Fe, região de Houston, no Texas, deixou dez mortos, segundo o governador Greg Abbott. Nove mortos eram alunos e um era um professor, de acordo com a NBC.
Dimitrios Pagourtzis, de 17 anos, foi detido sob suspeita de ser o atirador e acusado de homicídio, sem direito a fiança. Ele é ex-integrante do time de futebol da escola e parte da equipe de dança de uma Igreja Grega Ortodoxa local.
Segundo a Associated Press, ele teria dito a policiais após se entregar e ser preso que tinha intenção de se matar também, mas não teve coragem.
O governador também afirmou que o perfil no Facebook de Pagourtzis, assim como um diário no qual ele fez planos de um ataque a tiros, podem ser pistas importantes na investigação, segundo o jornal “The New York Times”.
Abbott diz que o jovem usou uma espingarda e um revolver calibre 38 para o ataque, ambos que pertenciam legalmente a seu pai.
Uma segunda pessoa que pode ter conexão com o caso — e que se acredita ser outro estudante — também foi detida, disse o xerife. As acusações contra essa pessoa ainda não foram especificadas.
A emissora NBC diz que quatro bombas caseiras construídas com canos foram encontradas dentro da escola, e nenhuma explodiu.

mata102Feridos
Um policial ficou ferido, segundo um diretor-assistente e o escritório do xerife local. O resgate aéreo foi acionado. De acordo com o um porta-voz de um hospital na área, um policial que tomou um tiro no braço durante o ataque está passando por cirurgia.
Oito pessoas foram encaminhadas ao Clear Lake Regional Medical Center, todas com ferimentos a bala, segundo o médico Safi Madain, responsável pelo atendimento. Seis já foram liberadas e uma está fora de perigo, mas um dos pacientes, uma mulher na faixa dos 50 anos, está em estado crítico.
Os alunos foram tirados do prédio e foram revistados na parte externa.
Um estudante disse à rede ABC que viu um atirador disparando contra uma garota, mas não há confirmação oficial do que de fato ocorreu.
Outra aluna disse à mesma emissora que por volta das 7h45, pela hora local, os alarmes de incêndio dispararam e os alunos deixaram as salas de aula. Ela relatou que alguns alunos disseram ter ouvido tiros. Ela está atualmente abrigada com outros alunos e professores próximo à escola.

Bullying
Dustin Severin, um estudante de 17 anos ouvido pela NBC, disse que Pagourtzis é alvo de bullying na escola, não apenas por alunos, mas também por alguns treinadores. Ele diz que o jovem usa um casaco pesado – o mesmo que estaria usando nesta sexta – todos os dias, mesmo quando está calor.
“Ele já foi alvo de piada por treinadores antes, por cheirar mal e coisas assim”, disse Severin à emissora. “E ele não fala muito com muitas pessoas também. Ele fica mais na dele.”
Segundo a rede CNN este é 22º tiroteio em escola que ocorre neste ano nos EUA.
Procurado pelo G1, o Itamaraty disse que até o momento não há informações de brasileiros entre as vítimas e que espera a confirmação do governo americano.

‘Ataque totalmente horrível’
O presidente Donald Trump disse que está monitorando de perto a situação no Texas e que as autoridades federais estão em coordenação com as locais. Ele mandou apoio aos afetados pelo caso e disse que o evento foi um “ataque totalmente horrível”. “Minha administração está determinada a fazer tudo para proteger nossos estudantes”, disse o presidente.
À tarde, o presidente ordenou que a bandeira da Casa Branca fosse hasteada a meio-mastro em homenagem às vítimas do tiroteio em Santa Fe.
Trump também mencionou o tiroteio no Twitter. “Deus abençoe a todos”, disse.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial