Alunos da Escola Sesi são selecionados em programa de bolsas de iniciação científica do CNPQ

Publicado em 23 de abril de 2021

Os estudantes, Victor de Oliveira Gadelha, Carlos Daniel da Silva Nogueira, Isabelly Vitória Sousa Rocha, Maria Eduarda Nunes dos Santos e Eloísa Pereira Torres, orientados pelo Professor Eduardo Adelino Ferreira foram selecionados pelo CNPq durante a 19ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – FEBRACE, onde foram premiados com o 3º lugar, no prêmio por um mundo sem lixo, e também com o Projeto Destaque unidades da federação – Paraíba.
Os estudantes que participam do projeto de Laboratório de Iniciação Científica – LIC do SESI Paraíba, receberão bolsas durante um ano, cada um deles, no valor de R$ 100,00 mensais para aprimorarem o desenvolvimento de projetos científicos.
A modalidade de bolsa que será ofertada aos alunos do SESI é voltada para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos e centros de pesquisas.
“Esta oportunidade significa algo para além do valor financeiro que esses alunos receberão. Os aprendizados diários de conviver de perto com a rotina de um grupo de pesquisa, as trocas e as discussões com o professor e com outros participantes do grupo contribuem para o desenvolvimento de um olhar mais crítico, e para um aprofundamento nas discussões sobre determinado tema da área de pesquisa deles. Além disso eles poderão publicar artigos em periódicos científicos, ou seja, a bolsa é praticamente a porta de entrada para o mundo acadêmico”, comentou o professor/orientador, Eduardo Adelino Ferreira.

Bolsas de Iniciação Científica Júnior
A Bolsa ICJ do CNPq, é destinada a estudantes regularmente matriculados no ensino médio e Universidades. Durante a vigência, eles precisam ter um orientador, além de um projeto de pesquisa para o período de recebimento da bolsa, e possuir frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) na escola e apresentar bom histórico escolar.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil. Na busca de novos pesquisadores brasileiros qualificados, o CNPq oferta bolsas de estudos em instituições educacionais nacionais e internacionais, desta forma contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial