Ambulantes tomam Centro de JP e comércio fecha por medo de saques
Publicado em 17 de dezembro de 2015![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2015/12/parouJP.jpg)
Os lojistas do Centro de João Pessoa fecharam os estabelecimentos no fim da manhã desta quinta-feira (17) temendo saques. Isso ocorreu devido o protesto dos ambulantes onde os manifestantes ameaçaram apedrejar as lojas. Houve um princípio de tumulto.
Na manhã desta quinta, os vendedores ambulantes que trabalham no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, iniciaram a manifestação no Centro da Capital. Eles fecharam as principais vias do centro o que provocou um intenso congestionamento em ruas paralelas. O trânsito já foi normalizado.
Segundo Márcia Medeiros, presidente da Associação dos Ambulantes, os comerciantes informais fecharam as vias depois que agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb-JP) ordenaram a saída deles da avenida 13 de Maio, no Centro da Capital.
“Por causa dessa ordem de retirada, os vendedores decidiram interditar as ruas do Centro. O combinado com o secretário Hildevânio Macedo era que a gente teria uma reunião na tarde desta quinta para uma solução. Não tem como os ambulantes deixarem as ruas do Centro nessa época do ano que se ganha um dinheiro extra”, falou a presidente.
Medeiros informou que vai se reunir com os manifestantes para formar uma comissão visando um diálogo com a Sedurb. “Vamos tentar um acordo para que a via seja liberada e não prejudique o trânsito”, disse.
A funcionária pública Cristina Oliveira disse ao Portal Correio que ficou por cerca de 2 duas horas dentro do coletivo. “Meu ônibus quebrou na Epitácio e peguei outro, mas não estou com sorte. Há duas horas o ônibus está parado aqui na Lagoa”, relatou.
Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), as principais vias do entorno do Parque Solon de Lucena foi bloqueada devido o protesto. Os agentes estiveram no local para dar fluidez ao tráfego. O trânsito já voltou ao normal depois do acordo entre os ambulantes e a Sedurb.
A assessoria de imprensa da Sedurb informou que desde a quarta-feira (16) o órgão iniciou uma operação de fiscalização no Centro para retirar os comerciantes que estão trabalhando de forma ilegal nas vias. A ascom disse ainda que não será permitida a permanência dos ambulantes em locais que não foram estabelecidos pela Sedurb
Portalcorreio