Ameaça de paralisação: Vereador quer ação da Câmara junto a deputados e senadores pela conclusão da Transposição

Publicado em 10 de julho de 2016

O vereador Nelson Gomes Filho (PSDB) quer o apoio e mobilização da Câmara Municipal de Campina Grande em sua ação junto aos deputados federais e senadores para que atuem com a máxima urgência junto ao Governo Federal, precisamente em audiências com o presidente Michael Temer e com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para encontrar uma solução imediata para que o projeto da Integração do São Francisco seja concluído , e não sofra qualquer paralisação.
Ele manifestou preocupação com as notícias de que a Transposição do São Francisco é ameaçada por problemas financeiros da construtora Mendes Júnior que está enfrentando questões para obtenção de crédito e isso ameaça as obras de transposição do Rio São Francisco.
A informação é do próprio governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional (MI) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o Ministério, faltam apenas 12,6% para finalizar o projeto.
Nelson disse que Campina Grande e outros Municípios do Nordeste estão sendo seriamente prejudicados com a falta de água, e que o açude que abastece a Rainha da Borborema está com apenas 8 por cento de sua capacidade e tende a entrar em colapso caso a Transposição não seja concluída até dezembro.
A Mendes Junior possui dois contratos firmados com o ministério para construção das estruturas de engenharia da primeira etapa (Meta 1N) do Eixo Norte do empreendimento. Com 87,7% de avanço físico, o trecho possui 140 quilômetros de extensão e conta com 2.827 profissionais.
Segundo o MI, faltam apenas 12,6% para finalizar o projeto que vai garantir o abastecimento regular para mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte que sofrem constantemente com a estiagem. Os dois eixos de transferência de água do projeto – Norte e Leste – atingiram 87,4% de conclusão em maio deste ano.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial