Aos 23 anos, Malala é vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido

Publicado em 26 de junho de 2021

Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 23 anos, foi vacinada contra a Covid-19 nesta sexta-feira (25), segundo anúncio que ela mesma fez em redes sociais. Ela vive no Reino Unido, onde a campanha de vacinação está bastante avançada.
“Acabei de receber minha primeira dose da Pfizer”, celebrou a jovem. “Se você for elegível, tome sua vacina contra a Covid-19. Fique seguro e mantenha os outros seguros.”
Malala ficou conhecida por ser uma ativista do direito a estudar. Aos 14 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã porque queria ir para a escola – no ano passado, ela se formou em filosofia, política e economia na prestigiosa Universidade de Oxford.
82% da população adulta vacinada
O ministro responsável pela campanha de vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, disse na quarta-feira (23) que 82% dos adultos do país já receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.
Zahawi também comemorou que 60% dos britânicos estão com a vacinação completa, ou seja, já receberam as duas doses dos imunizantes disponíveis.
“Alcançamos a marca de 3 em 5 de todos os adultos recebendo a proteção de uma segunda dose”, disse o ministro das vacinas em um pronunciamento.
O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a iniciar uma campanha de vacinação em massa, ainda em dezembro do ano passado, logo após a aprovação do imunizante da Pfizer/BioNTech.
A vacinação dos britânicos usa 4 imunizantes diferentes, todos aprovados pela autoridade sanitária do país, e distribuídos de graça pelo NHS, sistema público de saúde, parecido com o SUS brasileiro.

As vacinas aprovadas no Reino Unido são:
• Moderna
• Oxford/AstraZeneca
• Pfizer/BioNTech
• Janssen

As três primeiras exigem duas doses para a imunização completa, já a vacina da Janssen (Johnson & Johnson) requer apenas uma dose para a proteção.
Aumento nas internações
O serviço de saúde do Reino Unido fez um alerta nesta semana por causa do aumento no número de pessoas com Covid-19 que estão precisando de respiradores nos hospitais.
Especialistas já previam essa alta desde a reabertura gradual do país, com mais pessoas nas ruas e com a dominância da variante delta, identificada pela 1ª vez na Índia.
Mesmo assim, o governo britânico mantém a data para o fim de todas as restrições contra a Covid-19 no dia 19 de julho, auge do verão no hemisfério norte.

Variante delta
No Reino Unido, onde a variante delta já é dominante, o Ministério da Saúde assegurou que as duas doses aplicadas conferem proteção às infecções.
“É importante que as pessoas recebam ambas as doses da vacina contra a Covid-19, porque dados nos mostram que ela pode proteger efetivamente contra a variante delta”, disse o ministro Matt Hancock.
Foto: Twitter/@Malala
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial