API lamenta morte do associado Balduíno Lelis

Publicado em 22 de dezembro de 2020

A Associação Paraibana de Imprensa, com profundo pesar, e em nome de todos os seus associados, lamenta a morte de Balduíno Lelis, sócio da API há muitas décadas. Balduíno faleceu nesta segunda-feira, em sua residência na cidade de Taperoá, vítima de um câncer.
Balduíno era um professor e historiador autodidata que atuou em várias frentes, como a cultura, arqueologia, paleontologia e na criação de uma série de museus, o que lhe garantiu o apelido de “o senhor dos museus”.
Ao todo foram 14 museus implantados por ele. Museu Escola e Sacro da Paraíba, Museu Zoobotânico Arruda Câmara, Museu Epitácio Pessoa (Tribunal de justiça da Paraíba), Museu da Terra e do Homem, Museu de Augusto dos Anjos e Memorial de Humberto Nóbrega (Unipê).
E ainda: Memorial da Energia Cruz do Peixe JP, Museu Histórico de Monteiro, Museu Nacional dos Carros de Boi (Monteiro) ,Memorial de Miguel Guilherme (Sumé), Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras, Museu Nacional do Bode (Cabaceiras) e Museu Didático e Antropológico da FAFI (UFPB).
Foi professor na Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Ceará. Já na Universidade de Tóquio (Japão), atuou como professor convidado para ministrar palestras sobre baleias pleistocênicas.
No cinema, interpretou vários papéis marcantes, como Capitão Antônio Silvino no longa “Menino de Engenho”, uma produção de Glaber Rocha e Walter Lima; São Gregório no filme “São Gerônimo “de João Bressane; o Coronel Bezerra na minissérie o Auto da Compadecida (gravado em Taperoá) e o pai de Padre Rolim no longa “Um Sonho de Inacim – O aprendiz de Padre Rolim , direção de Eliézer Rolim. Foi um dos fundadores da Academia Paraibana de Cinema.
Por tudo isso, Balduíno Lelis entrou para a história da cultura paraibana e todos que fazem a API agradecem por ter emprestado seu nome e seu talento a esta Associação.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial