Após Carnaval, Missa de Cinzas inicia o Tempo da Quaresma

Publicado em 6 de fevereiro de 2016

A Diocese Campina Grande celebrará na quarta-feira (10), às 17h, a tradicional Missa de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Missa será presidida por Dom Manoel Delson, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes. A missa prepara os católicos para a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Neste período, a Igreja pede que os fiéis intensifiquem as orações, o jejum e prática da caridade, buscando a conversão pessoal.

É neste tempo da Quaresma que a Igreja Católica do Brasil abre oficialmente a Campanha da Fraternidade. Este ano a CF tem caráter ecumênico e traz ao centro do debate o meio ambiente e as políticas públicas que garantam dignidade de vida a todos sem a degradação ambiental. O tema é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

QUARTA-FEIRA DE CINZAS
O carnaval, festa pagã que acabou inculturada pelos cristãos, se tornando a festa dos excessos antes de entrar no período quaresmal, se encerra com a Missa de Cinzas. A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dos fieis faz lembrar que todos irão morrer um dia, lembrando a passagem Bíblica que diz que “somos pó e que ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19) .
Na Missa, após a Homilia, o presidente da celebração fará a imposição das Cinzas na cabeça dos fieis dizendo “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou então “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.

QUARESMA
Quaresma, tempo “forte” de oração, jejum e conversão, oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra de Deus, que ilumina o itinerário cotidiano dos fiéis. A Páscoa é a maior festa da Igreja, pois a Ressurreição de Jesus (vitória da vida sobre a morte) é o que dá todo sentido à fé.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Todos os anos, desde 1964, a Igreja propõe um tema a ser discutido com mais intensidade por toda sociedade. É sempre lançada no período da Quaresma, mas trabalhada ao longo de todo o ano. O tema escolhido para a Campanha é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).
A reflexão da CEF 2016 será a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país.

Márcia Marques
Pascom – Assessoria de Imprensa
Diocese de Campina Grande
(83) 8836 9102 / 9952 7855

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial