‘As Ceguinhas de CG’ recebem segundo ‘Ordem do Mérito Cultural’ em Brasília

Publicado em 13 de novembro de 2015

ceguinhasO trio de cantoras paraibanas conhecidas como ‘As Ceguinhas de Campina Grande’ foi agraciado, pela segunda vez, com a Ordem do Mérito Cultural. A cerimônia ocorreu nessa segunda-feira (9), no Palácio do Planalto em Brasília, e a entrega foi feita pela presidente Dilma Rousseff (PT).
Este é o segundo ano não consecutivo que as cantoras paraibanas Indaiá (Francisca Conceição Barbosa, 65 anos), Maroca (Maria das Neves Barbosa, 70 anos) e Poroca (Regina Barbosa, 71 anos) recebem a Ordem. A primeira vez foi em 2004.
Elas cantavam emboladas e ritmos tipicamente nordestinos nas ruas de Campina Grande, recebendo doações. Em 1997 foram descobertas pelo o cineasta Roberto Berliner e depois protagonizaram o curta-metragem ‘A pessoa é para o que nasce’, montado por ele e lançado em 1998. Em 2004, Berliner lançou a versão em longa-metragem desse documentário.
A edição da Ordem do Mérito Cultural de 2015 homenageou o poeta paulista Augusto de Campos, que criou, junto com o irmão, Haroldo de Campos, e de Décio Pignatari, o movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial