Astronauta Michael Collins, piloto da missão lunar Apollo 11, morre aos 90 anos

Publicado em 29 de abril de 2021

O astronauta Michael Collins, piloto da missão Apollo 11 – que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin para a Lua em 1969 –, morreu aos 90 anos nesta quarta-feira (28) por conta de um câncer, informou sua família em um comunicado.
“Nós lamentamos compartilhar que nosso amado pai e avô morreu hoje após uma valente batalha contra o câncer”, diz a família em nota.
Collins, por ser o piloto da missão que levou os três astronautas para a Lua há mais de 50 anos, permaneceu todo o tempo em órbita e não chegou a pisar no satélite natural. Isso para garantir o retorno seguro dos três astronautas.
Com a morte de Collins, Buzz Aldrin se tornou o único membro vivo da missão. Ele completou, em janeiro, 91 anos. Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar na Lua, morreu em 2012, aos 82 anos.
Aldrin escreveu sobre o amigo e compartilhou uma foto antiga em que ele aparece abraçando Collins, que está ao lado de Armstrong, dentro da espaçonave que projetou os três em direção à Lua.
“Querido Mike, onde quer que você esteve ou vai estar, você sempre terá o fogo que nos carregou para novas alturas e para o futuro. Vamos sentir sua falta. Que descanse em paz”, escreveu o astronauta.

‘Outro mundo’
A agência espacial norte-americana, Nasa, lamentou a morte de Collins em uma rede social e destacou sua importante missão como o piloto da primeira viagem na história da humanidade a levar astronautas para “outro mundo”.
“Um defensor da exploração, o astronauta Michael Collins inspirou gerações e seu legado nos projeta mais fundo no cosmos”, disse a Nasa.
Segundo os familiares de Collins, o astronauta passou seus últimos dias “em paz” e ao lado da família. Em nota eles destacam ainda que ele enfrentou seu “último desafio” como encarava todos os que surgiam pela frente: “com graça e humildade”.

‘O peso do mundo’
Em 2019, durante uma visita ao Cabo Canaveral, na Flórida, de onde partiu para a missão pioneira, Collins falou com a imprensa e disse que “sentia o peso do mundo” sobre os ombros.
“A Apollo 11 foi uma coisa séria. Nós da tripulação sentimos o peso do mundo em nossos ombros. Todos os olhos estavam voltados para nós, queríamos ser os melhores possíveis”, lembrou na ocasião.
Enquanto seus colegas caminhavam sobre a superfície lunar recolhendo materiais para estudo, Collins foi o responsável por manter o controle da aeronave que orbitava ao redor da Lua para assegurar o retorno dos pioneiros à Terra.
De volta ao nosso planeta, o piloto abandonou a carreira na Nasa para trabalhar na Casa Branca em 1970. Depois desta investida na política, Collins dirigiu o Museu Smithsonian de Washington e abriu uma consultoria aeroespacial.
Foto: Kat Vinson/Arquivo Pessoal
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial