Ataque de jacaré é o 1º com morte na Disney em seus 45 anos

Publicado em 16 de junho de 2016

jacare2A morte do menino de dois anos no “Grand Floridian Resort and Spa”, dentro do grande complexo da Disney, é o primeiro ataque mortal de um aligátor (jacaré americano) nos 45 anos do parque Walt Disney World, no estado da Flórida (EUA). Após a tragédia, a Disney informou ter fechado todas as praias e marinas de seus resorts na Flórida por precaução.
A vítima foi identificada como Lane Graves, filho de Matt e Elisa Graves. A polícia encontrou o corpo do garoto “completamente intacto” nesta quarta-feira (15), segundo o xerife Jerry Demings, do condado de Orange, e foi entregue ao instituto médico legal do condado para a necropsia.
Demings disse que o corpo foi encontrado intacto na água por mergulhadores a cerca dois metros de profundidade e entre 9 e 13 metros do local onde sofreu o ataque. “A autópsia irá confirmar, mas não tenho dúvidas de que a criança foi afogada pelo aligátor”, disse Demings.
Segundo o xerife, não há razões para pensar que não seja do garoto. A polícia inclusive divulgou uma foto de Lane no Twitter, prestando “as mais profundas condolências à família Graves”. “Pensamentos e orações estão com vocês durante este tempo difícil” (em tradução livre).
Lane foi arrastado por volta das 21h de terça-feira (14), horário local (cerca de 22h do horário de Brasília) por um aligátor (jacaré americano), no lago de um dos resorts da Disney no estado da Flórida.
O pai correu para dentro d’água e lutou com o animal, mas não conseguiu resgatar o filho, segundo policiais. A criança fazia parte de uma família de cinco pessoas, do estado de Nebraska, no meio-oeste dos Estados Unidos, e estavam aproveitando o dia à beira do lago.
O ‘Grand Floridian’ faz parte do enorme complexo de resorts da Disney, que inclui diversos parques temáticos, parques aquáticos, hotéis e pistas de golfe. Existe uma placa de “proibido nadar” no lago, mas nenhum aviso sobre aligátores.
“Todos aqui do Walt Disney World Resort estão devastados por esse trágico acidente”, disse a executiva de comunicações, Jacquee Wahler. “Estamos dando auxílio à família e fazendo tudo o que podemos para ajudar no cumprimento da lei.”
Ataque de aligátor em 1986
Um caso parecido de ataque de aligátor ocorreu há 30 anos na Disney. O jacaré americano foi morto após atacar e ferir uma criança de 8 anos no Walt Disney World em 12 de outubro de 1986.
Segundo notícia da agência de notícias Associated Press da época, Paul Richard Santamaria não ficou seriamente ferido. O cirurgião-pediatra Clinton Cavett disse que o jovem teve “quatro ou cinco lacerações superficiais” na perna esquerda e não precisou passar por cirurgia.
“Foi desesperador, mas ele está em boas condições e somos muito afortunados que não aconteceu o pior”, afirmou à época a mãe de Paul, Roberta Santamaria. Eles eram de Birstol, New Hampshire.
Paul estava brincando com seu irmão, irmã e outra companhia em um domingo quando decidiu observar um grupo de patos a alguns metros de distância. Ao se aproximar da água, o aligátor saiu da água e atacou sua perna esquerda. Mas ele conseguiu escapar com vida.
Outras mortes já foram registradas no parque, mas não relacionadas a ataques de aligátores. Depois do ataque, a fêmea de mais de 2 metros foi abatida e enterrada por agentes, segundo o jornal “The Orlando Sentinel”.
Família ‘perseguida’
Uma família inglesa diz ter sido “perseguida” por um aligátor semanas antes do ataque Lane, segundo o jornal “Daily Mirror”. Carl, de 34 anos, e Karen Davies, de 37 anos, afirmaram ao jornal que estavam sentadas na praia do Disney’s Polynesian Village Resort, com seus dois filhos pequenos, quando um jacaré gigante apareceu. O incidente ocorreu em abril.
Eles se preparavam para assistir os fogos de artifício do parque Magic Kingdom, que ocorre à noite, quando a filha de oito anos ouviu um som “parecido com um jet-ski” na água. Momentos depois, eles viram um vulto sair da loagoa em frente e uma outra família, canadense, gritou “Aligátor!” e todos saíram correndo. Ninguém ficou ferido.
Animais comuns na Flórida
Aligátores são comuns no estado e podem ser encontrados em água doce ao longo da Flórida, mas é raro eles atacarem humanos.
Antes do acidente de terça (14), ocorreram apenas 22 mortes no estado por mordidas de aligátores que não foram provocados desde 1948, segundo o serviço de peixes e vida selvagem.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial