Atividade industrial cresceu em julho, informa CNI
Publicado em 8 de setembro de 2017![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2017/09/atividade.jpg)
![atividade](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2017/09/atividade-300x200.jpg)
Há meses os indicadores de horas trabalhadas e de faturamento têm alternado entre variações positivas e negativas, o que impossibilita apontar uma tendência para os próximos meses. No caso das horas trabalhadas, apesar do crescimento em julho, o índice continua em patamar baixo. O aumento foi insuficiente para reverter o recuo de 1,2% no indicador em junho. Além disso, o índice de julho é 2,5% menor que o registrado em julho de 2016. A alta no faturamento também foi insuficiente para reverter a queda de 2,2% em junho. No entanto, o indicador está 0,2% acima do registrado em julho de 2016. O emprego recuou 2,3% na comparação com julho do ano passado.
Em julho, a indústria operou, em média, com 77,4% da capacidade instalada, na série livre de efeitos sazonais. Isso representou um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação com junho e de 1 ponto percentual em relação a julho de 2016.
Já a massa salarial e o rendimento do trabalhador da indústria diminuíram em julho. Enquanto a massa salarial recuou 1,2%, o rendimento teve queda de 1,4% frente a junho, na série dessazonalizada.
ACUMULADO NO ANO – No acumulado no ano, até julho, todos os indicadores de atividade industrial estão em patamar abaixo do registrado no mesmo período de 2016: as horas trabalhadas tiveram queda de 3,3%; o faturamento recuou 5%; e o emprego retraiu 3,7% na comparação. A utilização da capacidade instalada ficou 0,2 ponto percentual inferior do que a média dos primeiros sete meses do ano passado.
A massa salarial esteve 3% abaixo no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado. Somente o rendimento foi 0,7% maior nessa comparação.
CLIC AQUI e acesse a página dos Indicadores Industriais para conhecer todos os detalhes da pesquisa.
http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/indicadores-industriais/