Autor do pedido de impeachment de Dilma Rousseff anuncia apoio a Lula no 1º turno

Publicado em 22 de setembro de 2022

O jurista Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), declarou nesta quarta-feira (21) que apoia a eleição de Lula (PT) já no primeiro turno das eleições.
Segundo Reale, a eleição do petista já no primeiro turno “é importante para impedir qualquer ação de [Jair] Bolsonaro para se manter no poder”, caso seja derrotado no pleito em 2 de outubro.
“Decidi pelo voto em Lula porque o Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro, com ameaças de golpe, ataques ao Supremo Tribunal Federal e total falta de empatia com os mais sofridos”, disse o jurista ao g1.
Ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Reale Júnior era entusiasta de uma candidatura de “terceira via”, que segundo ele, não se concretizou.
“Minha candidata era a Simone Tebet, mas a candidatura dela não se concretizou nessa eleição, que está sendo pautada pela total falta de racionalidade. Diante do atual cenário, a gente tem que pensar o que é melhor para o país. O Brasil precisa de estabilidade e calmaria. Mais quatro anos de Bolsonaro no poder é tudo que o país não precisa”, afirmou.
“Lula jamais promoveria um torturador como o coronel Ustra a herói nacional, como fez o Bolsonaro. (…) Ele ressuscitou uma discussão sobre o papel das Forças Armadas na vida política do país que já estava totalmente superada”, completou.

Impeachment de Dilma e Bolsonaro
Reale Júnior foi autor, ao lado do também jurista Hélio Bicudo e da hoje deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), do pedido de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, por crime de responsabilidade. O pedido culminou com a saída da petista do poder em 2016, após processo no Congresso Nacional.
Com base no relatório da CPI da Pandemia, o jurista também apresentou, em dezembro de 2021 à Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro.
O documento foi assinado por 17 juristas e um médico, mas não foi aceito pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), aliado do atual presidente.
“O que o Bolsonaro fez durante a pandemia foi muito mais grave do que a Dilma fez. Durante um período tão crítico, ele se notabilizou pela total falta de empatia com os mais sofridos. (…) A vitória do Lula no primeiro turno é importante para impedir qualquer ação de [Jair] Bolsonaro para se manter no poder”, declarou Miguel Reale Jr.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial