Avião espião russo viola o espaço aéreo da Suécia e aumenta tensão na guerra

Publicado em 1 de maio de 2022

Um avião de reconhecimento russo violou brevemente o espaço aéreo sueco na sexta-feira, informaram neste sábado (30) autoridades do país escandinavo, que estuda a possibilidade de ingressar na Otan desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Um avião a hélice AN-30 russo violou o espaço aéreo sueco na sexta-feira”, disse o Ministério da Defesa sueco em comunicado, acrescentando que suas equipes registraram todo o incidente e tiraram fotos.
“O avião estava a leste de Bornholm [ilha dinamarquesa no mar Báltico] e depois seguiu em direção ao território sueco”, detalhou o comunicado.
O ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, denunciou a ação russa.
“É totalmente inaceitável que o espaço aéreo sueco seja violado. Esta ação não é profissional e, dada a situação geral de segurança, é altamente inadequada. A soberania sueca deve sempre ser respeitada”, escreveu Hultqvist à televisão pública SVT.
“Obviamente, vamos protestar pelos canais diplomáticos”, acrescentou.
No início de março, quatro aviões de guerra russos entraram brevemente no espaço aéreo sueco, a leste da ilha báltica de Gotland.
A invasão da Ucrânia provocou na Suécia, país não alinhado, uma mudança de posição sobre a possível adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Atualmente, 54% dos suecos concordam com a adesão, de acordo com uma pesquisa do instituto Novus publicada neste sábado.
O governo social-democrata sueco estipulou prazo até 24 de maio para decidir se se candidata a ingressar na Otan.
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial