Beneficiários do Procase participam de Amostra de Produtos da Agricultura Familiar

Publicado em 27 de agosto de 2018

Nesta sexta-feira (24), beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) participaram da I Amostra de Produtos da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (APRAAF), que aconteceu no município de Cuité. A atividade teve como objetivo promover a exposição e divulgação dos produtos agrícolas e não agrícolas gerados nas comunidades atendidas pelo Procase na região do Curimataú, e integra as ações de Assessoria Técnica que vem sendo realizadas pela Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), que através de seleção pública presta serviços ao Governo do Estado da Paraíba.
Um dos grandes gargalos dos grupos de agricultura familiar é a comercialização de seus produtos, por isso, iniciativas como a APRAAF buscam a abertura, consolidação e ampliação de mercados convencionais e institucionais. Através do evento, a sociedade em geral pôde também conhecer melhor os produtos da agricultura familiar, bem como ter a oportunidade de adquiri-los diretamente às famílias produtoras.
Segundo o diretor da Cooptera, Ivanildo Luiz Vieira, que coordenou as atividades do evento, essa Amostra vem a consolidar a importância da agricultura familiar. “Foi uma imensa satisfação promover a amostra desses produtos, todos os agricultores estão de parabéns. Este evento além de promover a sustentabilidade e a agroecologia, ajuda a garantir a melhoria na renda dessas famílias e a permanência do homem do campo em suas propriedades. Essa foi a primeira, e várias outras ações serão feitas para que as famílias tenham oportunidade de comercializar seus produtos, mostrando que a agricultura familiar é sim sustentável”, destacou.
Durante o evento, os beneficiários e beneficiárias do Procase comercializaram produtos diversos, a exemplo de frutas, verduras, hortaliças, tapiocas, bolos, doces, peças de artesanato e polpas de frutas, além de também realizarem exposição de animais, caprinos, ovinos e aves. O evento apresentou ainda algumas técnicas e tecnologias sociais, produtivas e ambientais; bem como promoveu uma maior aproximação de gestores públicos e da iniciativa privada com as famílias produtoras; além de proporcionar o intercâmbio entre os grupos apoiados pelas ações do Procase. A APRAAF contou também com apresentações culturais, oferecendo uma opção de lazer as famílias do município.
Em sua fala durante a abertura oficial do evento, a gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Cida Henriques, destacou a presença das mulheres e jovens que integraram a feira comercializando seus produtos. “Fico muito feliz que o Procase, juntamente com a Cooptera, possa proporcionar momentos como esse, que visa fortalecer a agricultura familiar, sobretudo, gostaria de destacar a presença das mulheres, jovens e comunidades quilombolas que estão presentes aqui nesta Amostra. É importante destacar o trabalho desses grupos dentro da agricultura familiar”, enfatizou.
O presidente da Cooptera, José Roberto Lira, destacou a importância da agricultura familiar para a alimentação do país. “A agricultura familiar é responsável por 70% dos produtos que vem para nossa mesa, e é uma satisfação para nós, enquanto Cooptera, poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida desses produtores”, afirmou.
A I Amostra de Produtos da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (APRAAF), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cuité, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, MST e Paróquia Nossa Senhora das Mercês.
No território do Curimataú, o Procase apoia 23 projetos produtivos, em 11 municípios distintos, com atividades produtivas em ovinocaprinocultura, mineração e fruticultura, totalizando um investimento de cerca de R$ 3,1 milhões. Em toda sua área de atuação o Projeto possui 90 convênios com projetos produtivos em andamento, além de 05 convênios com cooperativas para implantação de sistemas de energia solar e aquisição de um caminhão frigorífico, ações distribuídas em cinco territórios, com um investimento total de mais de R$ 11 milhões.
O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável:
Samantha Pimentel
samantha.pimentel@procase.pb.gov.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial