Beneficiários do Procase realizam intercâmbio na Fazenda Carnaúba, em Taperoá

Publicado em 24 de julho de 2018

Produtores Rurais beneficiados pelo Governo do Estado da Paraíba através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), visitaram na semana passada a 6ª edição do Dia D da Fazenda Carnaúba, no município de Taperoá, Cariri paraibano. A ação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que através de seleção pública presta serviços de Assessoria Técnica aos projetos produtivos apoiados pelo Procase nos territórios do Médio-Sertão e Seridó.

A visita teve como objetivo mostrar o modo de produção da Fazenda Carnaúba, e os 62 criadores que participaram da atividade são beneficiários do Procase nas comunidades Agroasa, no município de São Mamede, e Pitombeira, em Várzea.

O produtor Getúlio Ermínio da Silva destacou a organização e estrutura da propriedade que visitou. Para ele, esse é um exemplo que pretende implantar no seu próprio sítio, principalmente em relação às galinhas e caprinos. “Vou levar daqui principalmente a ideia de organização dos animais em piquetes separados, com cada um no seu lugar”, comentou Getúlio.

Ele é um dos 20 beneficiários das ações do Procase na comunidade quilombola Pitombeira, que vem recebendo a perfuração de poço, aquisição de máquinas e equipamentos, aquisição de animais e capacitações na área de caprinocultura. De acordo com o técnico de campo do SENAR, Paulo Henrique Cordeiro, que atende a comunidade, o evento é uma vitrine para a genética, o manejo e as forrageiras utilizadas para alimentação animal.

“Para os produtores, ver os animais nessa condição de semiárido, similar às deles, mostra que é possível criar e cuidar do rebanho com qualidade. Aqui pudemos verificar um tipo de suporte forrageiro semelhante ao que vai ser empregado por eles. Então foi muito importante trazê-los para o evento”, afirmou.

Os intercâmbios são atividades planejadas pelas comunidades/associações, em parceria com a equipe do Procase e Assessorias Técnicas, e visam a troca de experiência e difusão de tecnologias e técnicas de produção que possam auxiliar no desenvolvimento dos beneficiários.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Samantha Pimentel

samantha.pimentel@procase.pb.gov.br

https://www.procase.pb.gov.br/   | facebook.com/procasepb

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial