Bolsistas do IEL vão desenvolver projeto de inovação na sede da Lenovo na Carolina do Norte

Publicado em 28 de julho de 2020

O programa de intercâmbio tecnológico de inovação, Inova Global, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acaba de firmar a primeira parceria internacional com a unidade fabril da multinacional de tecnologia, Lenovo, para o inédito desafio de intercâmbio tecnológico da unidade da empresa no Brasil.
O acordo envolveu a aprovação do projeto de pesquisa desenvolvimento e inovação (PD&I) da empresa Lenovo Tecnologia Ltda, pelo CNPq, e o banco de talentos do IEL para a seleção de dois jovens acadêmicos. Os bolsistas, que desenvolverão o desafio de inovação por um período de dois meses, iniciarão suas atividades no primeiro ou segundo semestre de 2021, dependendo da situação frente à pandemia do Covid-19.
No Brasil, a Lenovo já atua como parceira do Inova Talentos IEL desde 2018. Durante esses dois anos foram aprovados oito projetos da empresa pelo programa, os quais passaram por rigorosa avaliação de elegilibilidade, liderado por Aline Souza, gerente de Governança e Marcelo Ferreira, gerente de PD&I no desenvolvimento de Inovação, totalizando 23 bolsistas, já tendo seis jovens talentos retidos como parte do quadro de funcionários da empresa.
Outras informações sobre o Inova Global
O Inova Global foi formulado pela Secretaria Executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e criado a partir da agenda de “Inserção global via inovação”, que propõe fortalecer iniciativas público-privados em ciência, tecnologia e inovação, direcionadas a centros de PD&I e desenvolvimento de talentos para inovação.
O programa estruturado sob esses princípios conta com o IEL na conexão entre a indústria brasileira e parceiros internacionais de referência em inovação. Assim como, com a expertise do instituto na coordenação de processos de negociação, acompanhamento do trabalho dos bolsistas durante o intercâmbio e avaliação dos resultados. O IEL também seleciona candidatos estrangeiros para atuar em empresas nacionais e encontra oportunidades para bolsistas brasileiros no exterior.
A iniciativa é voltada para pesquisadores e estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado atuarem em projetos de inovação empresarial em outros países. Para participar o bolsista acorda um plano de trabalho com a instituição participante e conduz as atividades de pesquisa e desenvolvimento do projeto de inovação. As despesas do intercâmbio são custeadas por uma bolsa por meio do CNPq, que contempla mensalidade, passagens aéreas, auxílio instalação e seguro saúde.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial