Bolsonaro comemora fato de o Brasil ter dobrado o número de caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo

Publicado em 3 de setembro de 2022

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) criticou, na manhã desta sexta-feira (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem citar diretamente o nome do principal adversário nas eleições. Em discurso durante a Expointer, em Esteio (RS), o presidente afirmou se orgulhar de o Brasil ter dobrado o número de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) de armas de fogo. A reportagem entrou em contato com o petista e aguarda retorno.
“Entregamos mais títulos [fundiários] que um bandido lá atrás entregou em oito anos”, disse Bolsonaro, em uma crítica ao petista. “Nós não podemos aceitar que certas pessoas, que deram péssimo exemplo para o Brasil e para o mundo, ousem falar em voltar a comandar a nossa nação”, complementou.
Em outro momento, o candidato comemorou o número de pessoas que possuem arma de fogo no país. “Um orgulho. Dobramos o número de CACs. Hoje somos 700 mil. Arma de fogo: mais que a segurança familiar, a certeza que essa pátria jamais será escravizada”, disse.
Reportagem do R7 com base em dados do Exército mostram que houve um aumento de 333% no número de novos registros de armas para CACs em 2021 em comparação com 2018.
O total saiu de 59.439 registros para 257.541. No mesmo período, o número de caçadores, atiradores e colecionadores aumentou 325% — passou de 255.402 registros ativos, em 2018, para 1.085.888, em 2021. Cada colecionador, atirador ou caçador pode ter mais de um registro.
A concessão de registro para CACs é feita pelo Exército por meio do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma). Outros civis que desejam ter armamento precisam fazer a solicitação à Polícia Federal pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Em ambos os casos, é preciso seguir uma série de regras.
Foto: CLAUBER CLEBER CAETANO/PR – 25.7.2022
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial