Bomba da 2º Guerra é desativada em Frankfurt

Publicado em 4 de setembro de 2017

bombaEspecialistas em explosivos desarmaram neste domingo (3) uma bomba da Segunda Guerra Mundial em Frankfurt. O artefato foi descoberto na semana passada em um canteiro de obras.
Cerca de 60 mil pessoas – cerca de 8% da população da cidade – tiveram que deixar a área enquanto prosseguiam os trabalhos para neutralizar a bomba. Foi a maior operação desse tipo na Alemanha desde o fim da guerra.
Os técnicos precisaram de quatro horas para desativar a bomba. A operação de evacuação começou bem antes, por volta de 8h no horário local (3h em Brasília) e se estendeu até 18h30.
Nesse período, até mesmo hospitais e asilos de idosos na região foram evacuadas, assim como as sedes do Banco Central Alemão e de uma TV local. Abrigos foram montados para moradores que não puderam ir para a casa de amigos ou familiares.
Dois desses abrigos tinham capacidade para 10 mil pessoas. A cidade também montou uma operação de “distração” para os moradores afetados, permitindo que eles pudessem visitar os museus da cidade sem custos.
A bomba de 1,8 tonelada, do tipo HC4000, utilizado pela Força Aérea Britânica, foi descoberta durante uma obra numa rua do bairro de Westend, próximo à Universidade de Frankfurt. Ela teria sido lançada entre 1943 e 1945 e foi danificada no impacto com o solo.
Devido aos intensos bombardeamentos dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, os serviços de remoção de artefatos militares da Alemanha desativam regularmente bombas encontradas em obras ou florestas e zonas rurais.
Antes deste episódio em Frankfurt, a maior operação de retirada de pessoas devido à neutralização de uma bomba ocorreu em 25 de dezembro do ano passado, em Augsburg, no sul do país, quando 54 mil pessoas tiveram de deixar as suas casas.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial